O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Juazeiro do Norte, continua com trabalhos intensos para regularizar pelo menos 70% dos títulos eleitorais da população local, até o próximo dia 8 de maio. A meta é uma proporção entre o número populacional e os eleitores. As ações para regularização dos documentos acontecem em diversos pontos da cidade.
Atualmente, o Município tem 195.090 eleitores. Este número pode ser atualizado à medida que o TRE realiza os procedimentos. Caso a marca de 200 mil eleitores seja alcançada, Juazeiro fica apto a ter segundo turno, ainda nas eleições de outubro.
O juiz eleitoral Gustavo Cavalcante afirma que as ações são batalhas diárias e todos os esforços possíveis estão sendo feitos pelo Cartório Eleitoral. “Nossa preocupação não é com segundo turno. Eu destaco que Juazeiro do Norte tem uma das piores colocações da relação entre habitantes e eleitores aptos a exercer o voto. É o quinto pior resultado do estado do Ceará. É absolutamente desproporcional - para uma cidade da importância de Juazeiro do Norte - ter tão poucos eleitores”, afirma.
A juíza da zona 119, Samara Cabral, também explica que o objetivo não é o segundo turno. “A gente ter mais de 200 mil eleitores, isso significa maior orçamento público, maior número de varas eleitorais e varas de fórum. Isso significa mais apoios para projetos da união, do estado e Juazeiro”, pontuou a jurista.
O TRE tem 16 postos espalhados em supermercados, shopping, capelas, Câmara Municipal, por meio do Balcão da Cidadania, e pontos itinerantes no ônibus do Tribunal Regional Eleitoral, que vai até as comunidades fazer a busca ativa dos possíveis eleitores.
Jornal do Cariri