O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para um novo modelo de microcrédito voltado para mulheres, que será lançado em julho deste ano. Mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), incluindo beneficiárias do Bolsa Família, terão acesso a esse crédito direcionado.
Os recursos serão negociados e viabilizados por meio do Programa Acredita, do Governo Federal, utilizando o Fundo de Garantias de Operações (FGO). Essas informações foram divulgadas pelo superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas do banco, Helton Mendes.
O objetivo desse novo microcrédito é promover transformação e oferecer oportunidades para que as pessoas cresçam e, eventualmente, não dependam mais dos programas sociais. Essa iniciativa foi destacada durante a 54ª Reunião Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), realizada na sede do BNB em Fortaleza, entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17).
Segundo Helton, o novo modelo de microcrédito poderá atender demandas que dificultam o acesso a empréstimos, como a exigência de bens em nome da empreendedora. Atualmente, o BNB já possui o programa CrediAmigo Delas, mas a contratação individual só é possível mediante avalista.