A Comissão de Agropecuária (CA) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta terça-feira (28/05), às 14h, audiência pública para discutir sobre a cadeia produtiva da apicultura no estado do Ceará. O debate, que atende a requerimento do presidente do colegiado, deputado Missias Dias (PT), vai acontecer no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Conforme ressalta o parlamentar, "a iniciativa se justifica pela necessidade de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel no estado do Ceará, promovendo o aumento da renda dos agricultores familiares por meio da exploração racional de abelhas”.
Missias Dias destaca que, no Ceará, a apicultura tem adquirido um importante papel como fonte alternativa de renda para a agricultura familiar. “Muitos agricultores, com o objetivo de aumentar a renda familiar, adotaram-na como atividade produtiva complementar às culturas tradicionais do feijão, milho e algodão. Além disso, a localização do estado do Ceará é bastante propícia ao bom desempenho da apicultura”, afirma.
O parlamentar chama a atenção ainda para o fato de que a apicultura preenche todos os requisitos necessários à sustentabilidade: "Essa atividade produtiva é capaz de causar impactos positivos no âmbito social, econômico e ambiental. No aspecto econômico e social, ela se destaca como uma alternativa de geração de renda e ocupação do homem no campo, uma vez que a sua cadeia produtiva propicia a criação de postos de trabalho e fluxos de renda durante todo o ano, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural”, enfatiza.
E, quanto ao aspecto ecológico, Missias Dias diz que a apicultura também contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente devido à importante atuação das abelhas como polinizadores naturais de espécies nativas, favorecendo o equilíbrio do ecossistema e a manutenção da biodiversidade.
Foram convidados a participar da audiência o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representando o sistema SDE, Sílvio Carlos; a secretária executiva do Fomento Produtivo e Agrocologia, representando a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Irineuda Monte Lopes; o diretor técnico do Instituto Agropolos, Natiziel Gonçalves Leandro, e o secretário de Políticas Públicas da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Joathan de Souza Magalhães.