Pelo país, rumo ao progresso. Esse foi o lema da edição de Iguatu do evento Caravana União Brasil, promovido pelo deputado federal Danilo Forte (UB), pelo presidente da Câmara Municipal de Iguatu e pré-candidato Ronald Bezerra e pelo presidente do União Brasil de Iguatu, o vereador Rubenildo Cadeira.
Presentes estiveram políticos, aliados e militantes do partido, além de formadores de opinião e o também pré-candidato pelo PSB, Sá Vilarouca.
O evento aconteceu no Medeiros Buffet, sexta-feira, 03 de maio, e teve como objetivo informar e tirar dúvidas a respeito das eleições municipais deste ano de 2024. Foram realizadas três palestras pelos advogados, Dr. Carlos Mota, Dr. Helder Araripe Neto e o Dr. Rafael Reis.
Na sua palestra, Carlos Mota tratou do que pode ser feito e o que deve ser evitado e as punições, em destaque, a apresentação de casos recentes ocorridos nas últimas eleições de 2022. Neste ano foi informado o quanto cada vereador e cada candidato a prefeito poderão gastar nas eleições, respectivamente, 52 mil reais para vereador e 500 mil para prefeito. Carlos Mota apresentou ainda o SIADE, ferramenta disponível no site do TSE, que permite às pessoas denunciarem informações falsas ou descontextualizadas que prejudiquem o equilíbrio das eleições. Uma equipe avalia as denúncias e adiciona contexto, como verificações de fatos ou notas oficiais. As denúncias são então enviadas às plataformas digitais para possíveis violações de termos de uso, e também às autoridades competentes se houver suspeita de crimes eleitorais. O sistema Pardal, utilizado nas eleições de 2022, continua operante, mas deverá ser utilizado apenas para envio de fotos de propagandas eleitorais que possam estar supostamente irregulares.
Helder Neto abordou como deverá ser a prestação de contas e a arrecadação de recursos, e os cuidados e os detalhes que essa operação fundamental exigirá dos candidatos. Uma das questões referiu-se à locação de veículos e a sua manutenção e abastecimento. Locar, ter emprestado ou usar o próprio carro pode, porém, não pode colocar o gasto com combustível na prestação de contas do partido.
Rafael Reis falou sobre a trajetória e a importância das mulheres na política e sobre a cota de gênero, os cuidados e os erros e fraudes que podem cassar chapas. Reis abordou um caso recente que está acontecendo no Ceará, onde quatro deputados eleitos pelo PL podem ter seus mandatos cassados, como ocorreu em Jacobina, na Bahia, em 2020. “Todos temos pelo menos uma mulher fundamental em nossas vidas!”. Com essa frase, ele mostrou a importância da participação feminina tanto para votar como para ser votada, destacando a diferença importante entre o poder de influência em comparação ao poder de decisão.
O presidente da Câmara de Iguatu e pré-candidato, o vereador Ronald Bezerra, elogiou a iniciativa do Caravana União Brasil ao buscar disseminar informação e conhecimento.
Danilo Forte destaca que “Iguatu quer mudança” e defendeu a importância de disseminar a informação para que ela possa auxiliar no crescimento do partido, permitindo às pessoas o acesso ao entendimento e a participação em tudo que está relacionado a orçamento. Danilo Forte relembrou os meses em que o ex-prefeito interino de Iguatu, vereador Ronald Bezerra, esteve à frente da administração da cidade. Disse ele ter “encontrado uma cidade maltratada, o povo desmotivado e triste e uma gestão abandonada”.
O deputado federal pelo União Brasil destacou que “ao fazermos o básico, muito já se percebia no retorno do otimismo, da alegria e da vontade de ver Iguatu grande de novo”, disse Danilo. Para ele é “necessário ter na prática e pelo exemplo o discurso de renovação e mudança, sem jamais repetir os erros do passado” e encerrou dizendo que consegue perceber que o brasileiro e a brasileira estão enxergando a realidade, as causas e consequências “de escolhas desastrosas sem, no entanto, estarem conectadas ao engessamento de cores partidárias.” Para ele, esse país tem a sua importância no mundo principalmente pela sua “capacidade na geração de energia limpa e também de alimentar o mundo.” Finalizou o deputado.
Mais Fm Iguatu