Ceará lança projeto para formação de profissionais na área de energias renováveis

Blog do  Amaury Alencar
0


Ceará deve se tornar hub de hidrogênio verde

Porto do Pecém em Fortaleza. Foto: Carlos Marlon/SVM)

 O Governo do Ceará lança nesta segunda-feira (6) o Projeto H-Tec – Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis no Ceará. O projeto tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Na primeira fase, a iniciativa prevê habilitar 1.050 multiplicadores para instruir e formar futuros técnicos.

O lançamento acontece poucos dias após o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitar o Complexo Industrial e Prontuário do Pecém (CIPP). A agenda aconteceu na última sexta-feira (3). Na oportunidade, o titular destacou o potencial do Pecém na transição energética. “O Porto do Pecém hoje é uma referência no mundo, especialmente na agenda ambiental. A gente espera cada vez mais compartilhar experiências, porque não tenho dúvidas de que o Porto do Pecém será destaque na indústria do hidrogênio verde e a gente quer exportar essa tecnologia para toda a Europa, para outros países. Isso vai estimular ainda mais o crescimento econômico da região”, destacou o ministro.

Já o presidente do Porto do Pecém, Hugo Figueirêdo, ressaltou a oportunidade de apresentar as estratégias de desenvolvimento do Complexo do Pecém baseada na transição energética. “O ministro saiu daqui muito convencido de que estamos diante de uma realidade em construção e que é preciso que o Brasil, através do Congresso e do próprio poder executivo, esteja envolvido nesse processo de regulamentação do hidrogênio verde. Entendendo que é uma oportunidade que o Brasil tem de se inserir de forma significativa na economia mundial, nessa cadeia de energias renováveis e de hidrogênio verde“, evidenciou o Hugo.

O Projeto H-Tec será lançado oficialmente, a partir das 9h30 desta segunda-feira, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)