A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoveu, na última quarta-feira (8), o 23º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. Com a presença do deputado Luiz Gastão (PSD/CE), o evento trouxe para a discussão o impacto da reforma tributária no setor, a desoneração da folha de pagamentos e a mobilização para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Luiz Gastão também fará parte de um dos grupos de trabalhos para a implementação da reforma tributária, ouvindo e atendendo demandas de diversos setores, entre eles o de transporte de cargas.
“Há um entendimento na Casa e em todo o Congresso de que estamos mudando a lógica tributária no país, saindo de um sistema tributário que não levava à competitividade. A reforma aprovada busca dar igualdade de condições permitindo uma concorrência mais justa no mercado. Isso é um importante ponto de partida para que tenhamos, com clareza, o custo dos serviços, o custo de imposto em cada atividade e de que forma a sociedade recebe, pois é ela que paga o imposto”, relatou Gastão.
“Vamos ter embates, sobretudo com uma ala extremamente arrecadatória. Mas fico feliz de que no PSD temos uma homogeneidade de pensamentos: defender a livre iniciativa, a competição, a clareza para a sociedade. Não estarei no grupo de trabalho só como o deputado Luiz Gastão, mas como representante do partido com força para ouvir cada segmento, o que não é diferente para o setor de transporte de cargas. Nosso compromisso é de estar junto com vocês”, assegurou o parlamentar.
Com o primado de levantar questões de relevância para a vida nacional, como as deficiências na infraestrutura logística do país, o seminário contou com a colaboração da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), reunindo mais de 200 pessoas no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.