Desde o início da semana a comunidade iguatuense está mobilizado, numa campanha de arrecadar alimentos, agasalhos, água e ração para pet, que serão encaminhados ao Rio Grande do Sul, para atender o povo gaúcho que enfrenta maior tragédia climática de toda história, com chuvas fortes, rompimento de barragens e inundações nunca vistas.
A força tarefa na campanha intitulada S.O.S. Rio Grande do Sul envolve diversos segmentos sociais de Iguatu e outros municípios da região (Quixelô, Mombaça, Jucás, Piquet Carneiro, Pedra Branca), uma corrente de esperança que só tem crescido à medida que se espalhou a notícia da iniciativa. Envolve entidades, instituições, órgãos públicos, empresas privadas, ONGs, igrejas, escolas, e muitos voluntários, que estão se revezando no trabalho de arrecadação e organização dos donativos para serem transformados em cestas e enviados para o Rio Grande do Sul.
Ao longo da semana, os iguatuenses fizeram doações em pontos de coleta espalhados pela cidade e até num caminhão que ficou estacionado no Centro, na Rua Floriano Peixoto, ao lado da Caixa Econômica. A expectativa é que esta ação se repita hoje, com o veículo no mesmo lugar, já que o volume doado ontem foi expressivo. Também chegaram muitas doações, principalmente de água, enviadas por empresas e das mobilizações comunitárias nas cidades da região.
A previsão é que o primeiro carregamento saia de Iguatu na próxima quarta-feira, 15, com destino ao aeroporto de Juazeiro do Norte, de onde será embarcado em aeronave cedida pelo Governo Federal, para fazer o transporte até o destino final.
O objetivo é mobilizar o maior número possível de voluntários e também equipamentos, caminhões caminhonetes, embalagens e toda logística possível, para que tudo arrecadado possa chegar até a população daquele estado, que sofre horrores com as enchentes. Os voluntários elegeram como prioridade a arrecadação de água, leite, outros alimentos e ração para pet, mas as doações têm se ampliado e começaram a chegar até roupas, utensílios que também são bem vindos, haja vista que os atingidos pelas enchentes, muitos tiveram que sair de casa só com a roupa do corpo.
Plano de ação
Na noite da terça-feira, 7, aconteceu reunião de mobilização na sede do Rotary Club, para traçar diretrizes da campanha, ao mesmo tempo definir algumas ações que já tiveram início no dia seguinte. Para a comunicação entre os voluntários foi criado grupo de WhatsApp.
Os voluntários começaram a se articular a partir de uma iniciativa da gestão do aeroporto de Iguatu, que inicialmente seria o local para receber as doações.
Também foi criado um Plano de Ação envolvendo as tarefas como arrecadação de alimentos e roupas, na cidade e zona rural, participação em emissoras de rádio, para através do aparelho, ampliar o raio de alcance e chegar a mais pessoas dispostas a ajudar. Todos os donativos estão sendo levados para a sede do Rotary, onde as equipes estão trabalhando para identificar e separar cada tipo de donativo, trabalho que requer tempo, paciência e disponibilidade. Em tudo está presente o espírito de solidariedade, compaixão e doação, caraterísticas inerentes ao povo iguatuense.
Foi disponibilizada a chave do PIX do Instituto Amor e Paz, para doações em dinheiro. 49450892000111(CNPJ).
Amanhã, domingo, vai acontecer o dia ‘D’ de arrecadação, quando os voluntários estarão percorrendo setores da cidade recebendo donativos. Comunidades da zona rural também serão percorridas.
Jornal a Praça