Desde que iniciaram as mobilizações por redes sociais e veículos de comunicação com o objetivo de arrecadar mantimentos e insumos para famílias atingidas pela enchente no estado do Rio Grande do Sul, voluntários criam meios de ajudar de alguma maneira.
Em Iguatu, acadêmicos dos mais diversos cursos estão engajados com esse objetivo: conseguir alimentos, roupas, medicamentos, itens de higiene e limpeza, água potável e leite, além de recursos financeiros (importante verificar antes a idoneidade da entidade ou pessoa que está solicitando ajuda financeira) para ajudar quem está precisando nesse momento.
Alunos do 4º semestre de Direito, da Universidade Regional do Cariri – URCA, iniciaram uma campanha no Campus institucional Humberto Teixeira. Em solidariedade a comunidade acadêmica vem se mobilizando. “O que me motivou a ter essa iniciativa foi ver o sofrimento dos nossos irmãos do Rio Grande Sul, uma catástrofe. Quando soubemos que o aeroporto estava recebendo doações para enviar para o Rio Grande do Sul, prontamente tivemos apoio da direção. Tivemos autorização do professor Ivo para também fazer um ponto de acolhimento para essa população. E cada pouquinho ajuda demais”, destacou Eduarda Sena.
Para Diego Silva, o intuito de arrecadar doações nessa campanha é ajudar as famílias atingidas “A ideia da doação surgiu com a necessidade de ajudarmos seres humanos que estão em vulnerabilidade e para que nós não dependamos apenas do poder público para ajudar nessas catástrofes. Lutamos muito pedindo aos nossos colegas estudantes que doassem algum valor, água ou alimento para suprir a sede e a fome de todos lá, inclusive dos animais que estão em grande sofrimento. Ainda está longe de finalizarmos esse trabalho, por isso peço o apoio de todos para que a gente possa dar o mínimo de ajuda ao pessoal do Rio Grande do Sul. Vamos juntos no URCA Solidária”, pontuou o acadêmico Diego Silva, destacando também os nomes de outros integrantes.
Generosidade
Acadêmicos dos cursos de Odontologia e de Psicologia da Faculdade São Francisco do Ceará – FASC também estão em campanha para arrecadar insumos. As doações podem ser realizadas na própria faculdade, instalada onde funcionava o antigo colégio São José, no bairro São Sebastião: roupas (podem ser usadas, mas que estejam em bom estado), cobertores e travesseiros, produtos de higiene pessoal (xampu, sabonete, escova e pasta de dente), alimentos não perecíveis (aqueles que não estragam com facilidade), roupas para frio (como moletons, luvas de frio, calças), rações para diversos tipos de animais.
“Queremos que com sua generosidade possa doar do seu pouco para aqueles que perderam tudo. A população daquele estado, enfrenta uma grave crise humanitária e precisa do nosso apoio”, declarou Micaela Magalhães Duarte, acadêmica de Psicologia.
Nas escolas também tanto da rede pública e particular há mobilizações. Alunos do 9º ano B da Escola Modelo também estão arrecadando alimentos, roupas, água potável, cobertores, entre outros insumos que podem ser doados. As doações podem ser feitas na própria escola e serão encaminhadas para o estado do Rio Grande do Sul.
Jornal a Praça