As imagens da tragédia que atinge diversas cidades do Rio Grande do Sul são devastadoras. Os prejuízos são incontáveis e a toda hora uma família diferente luta
Foto: Arquivo pessoal
foto Arquivo Pessoal
As imagens da tragédia que atinge diversas cidades do Rio Grande do Sul são devastadoras. Os prejuízos são incontáveis e a toda hora uma família diferente luta pela sobrevivência e para, pelo menos, encontrar um lugar seguro. Uma dessas famílias é da Najara Ataídes, natural de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. Ela mora em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Estado.
Ela, o esposo Thiago Ataídes, quatro filhos, cunhados e sogros vivenciaram momentos de muita angústia com a casa sendo tomada completamente pela água. Eles precisaram sair de suas residências às pressas após o nível da água subir muito rápido. O relato foi detalhado nas últimas horas por Najara em suas redes sociais e também com a equipe do Quixeramobim Agora.
Os relatos são impressionantes, nem mesmo os documentos conseguiram ser salvos: “Não vai dar pra salvar nada, a cidade está toda debaixo d’água, não tem mais comércio, a gente morava em um bairro com 100 mil pessoas, foi o mais atingido. A vida voltar ao normal aqui vai demorar. No meu bairro, quando as águas baixarem, a gente vai ver muito corpo no chão porque as pessoas não conseguiram ser resgatadas. Um cenário muito triste, muito desesperador”, contou.
Ela pediu ajuda dos quixeramobinenses: “Qualquer ajuda que vocês mandarem pra gente vai fazer muita diferença. Os nossos planos são reconstruir nossa vida no Ceará. Eu tenho família em Quixerambim e meu marido em Horizonte”. Depois de todo aflição, eles conseguiram deixar a cidade de Canoas e estão atualmente no município de Sapucaia do Sul, também na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Familiares dela em Quixeramobim iniciaram neste domingo, 5 de maio, uma campanha de solidariedade nas redes sociais, com o intuito de conseguir doação para ajudar a família, que sem casa e após perder tudo, precisará reconstruir a vida do zero.
No momento, a única forma de ajudar é enviando qualquer valor financeiro para que eles se reestabeleçam, comprem alimentos, água potável, roupas e material de higiene, além de ser fundamental para a volta ao Ceará e o recomeço depois de toda essa tragédia. A chave PIX é o CPF de Najara Ataides: 027.941.653-99.