O presidente Lula destacou o Estado do Ceará como modelo na implementação de políticas educacionais. A fala ocorreu nesta terça-feira (28), durante reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasília. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de governadores, incluindo o governador Elmano de Freitas.
Segundo um relatório apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), o Ceará se destacou ao ser o único estado brasileiro a alcançar mais de 80% de crianças alfabetizadas na idade adequada. Esse desempenho foi elogiado por Lula, que ressaltou a importância de acompanhar estados e municípios para orientar e discutir melhorias nas práticas educacionais.
“Vamos acompanhar estados e municípios, com informações, para orientar e discutir melhorias e divulgar as boas práticas. Eu acho pouco 80%, mas é muito se a gente imaginar o histórico do ensino fundamental deste país. Quando a gente melhorar a qualidade da educação, a pessoa de classe média vai preferir colocar seu filho na escola pública em vez da escola particular. A experiência do Ceará é muito rica para quem quer resolver o problema da educação deste país”, afirmou o presidente.
Além do presidente, outros governadores também mencionaram o Ceará como referência. Ronaldo Caiado, governador de Goiás, foi um dos que destacaram o trabalho realizado pelo estado nordestino no campo educacional.
Assista a reunião completa: