Próximo de Ciro Gomes, deputado Mauro Filho é indicado como vice-líder do governo na Câmara Federal

Blog do  Amaury Alencar
0




Foto: Agência Câmara

 Considerado um dos aliados mais próximos do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o deputado federal cearense Mauro Filho (PDT) apareceu nesta quinta-feira (23) listado entre os vice-líderes do governo Lula (PT) na Câmara Federal. Ao todo são 20. Em fala à imprensa, o deputado confirmou que havia sido convidado para ocupar o posto, porém, furtou-se de apresentar maiores detalhes sobre o contexto que o levou à posição. Pontua-se que liderança segue sendo ocupada por José Guimarães (PT).

Integrante de grupos importantes dentro do Congresso Nacional, especialmente no que tange à pauta econômica, reside neste aspecto o principal motivo para que o parlamentar tenha sido chamado a compor o núcleo central do governo. Mauro Filho é membro, por exemplo, do grupo de trabalho que atualmente debate a regulamentação da Reforma Tributária.

O deputado federal também creditou o convite ao fato de estar constantemente nas reuniões de líderes da Câmara, sendo voz ativa na explicação de temas macroeconômicos. Ele também atua fortemente nos acordos entre a base do governo e o Ministério da Fazenda.

Mauro Filho sempre se manteve próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes. Em 2018 já aparecia como um possível ministro da Fazenda em um governo do pedetista, e em 2022 foi um dos coordenadores da campanha do ex-governador do Ceará. Naquele ano, diante do racha PT e PDT no estado, colocou-se ao lado da candidatura de Roberto Cláudio (PDT), que tentou chegar ao Palácio da Abolição.

Apesar dessas situações, após a vitória de Elmano de Freitas (PT), o parlamentar não colheu grandes dissabores, não tendo se envolvido em desgastes maiores, nem na burocracia partidária interna e nem externa. Lembra-se que mesmo com os embates partidária no território cearense, o PDT porta-se como base da gestão Lula (PT) em nível nacional, já que Carlos Lupi ocupa o Ministério do Trabalho e Previdência, e o deputado André Figueiredo (PDT) a liderança da maioria na Câmara.

                           Diário do Nordeste 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)