Região Centro Sul : Feira Literária do Ceará acontece em Icó de 16 a 18 de maio

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, o evento segue para segunda edição com ampla e diversificada programação gratuita, entre contação de histórias, lançamento de livros, seminários, shows e feira com expositores da região


Fotos: Feira Literária do Ceará

Após passar por Sobral, atraindo um público de mais de cinco mil pessoas, a Feira Literária do Ceará chega ao município de Icó, entre os dias 16 e 18 de maio. Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Paulo Gustavo, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, além de estimular a formação de leitores de todas as idades. Em uma grande celebração, o programa vem realizando uma Festa Literária em cada cidade, com apresentações artísticas e culturais da região, debates com autores, lançamento de livros, contação de histórias e muito mais. Toda a programação é gratuita e acessível em LIBRAS.

O primeiro dia da Festa Literária de Icó já conta com diversas atividades, que acontecem a partir das 8h, em diversos pontos da cidade, entre escolas, instituições e equipamentos culturais. No Palco Principal do evento, localizado no Lago Theberge, a partir das 18h30, acontece a homenagem à escritora icoense Ana Nogueira, integrante da Padaria Espiritual, uma das agremiações cearenses mais importantes do século XIX. Em seguida, às 19h30, tem a abertura oficial da Festa, com uma homenagem a Humberto Teixeira com a Orquestra de Sanfonas, grupo musical do município de Icó, com os violeiros e repentistas Guilherme Nobre e Zé Vicente, além de apresentação com o Mestre Luís Paulo.  

É no Palco Principal onde também acontece a Feira com 20 expositores de Icó e municípios próximos. Com funcionamento das 17h às 23h, o espaço é voltado tanto para os escritores, dos mais variados estilos, que têm a oportunidade de mostrar ao público as suas obras, quanto para a população de todas as idades, graças ao acesso a livros e publicações de diferentes gêneros. 

Outro destaque da programação são as atividades formativas, a exemplo da oficina de Práticas de Mediação de Leitura, com Talles Azigon, que vai ser realizada no dia 17 de maio, às 8h, no  Auditório da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó (Rua Dr. Inácio Dias, 1274-1370). Os interessados podem participar ainda do Seminário de Literatura Cearense, com a presença de professores e escritores Anizeuton Leite, Will Ribeiro, Leila Freitas e Evelline Oliveira de Lucena Essa atividade acontece no Auditório da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó (Rua Dr. Inácio Dias, 1274-1370), também no dia 17/04. 

No sábado, o evento realiza, das 8h às 10h, o Percurso Lítero Histórico pela cidade de Icó, com Cláudio Pereira. O ponto de encontro é a Casa de Cultura de Icó Mariinha Graça (Av. Ilídio Sampaio, 2056), a partir das 7h30. Já o encerramento, às 19h30, traz ao público apresentação de Agna Ruth, com muito forró das antigas, dentre outras atrações locais. 

Resultado da Festa Literária de Sobral

Com um público superior a seis mil pessoas durante os três dias de evento, mais de 40 atividades foram realizadas na Festa Literária de Sobral. Em Sobral, a Festa contou com a participação de 20 expositores, teve mais de dez lançamentos de livros e mais de 1.700 obras vendidas, entre livros, cordéis e desenhos, somando mais de R$ 47 mil em vendas. Depois de Icó, a Feira Literária do Ceará vai ser realizada em Aracati, de 20 a 22 de junho. 

Descentralização das políticas públicas

As Festas Literárias foram idealizadas com o objetivo criar uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área. “As Festas Literárias no Ceará são uma ação itinerante de promoção e circulação de ações de incentivo à leitura e que fortalecem a cadeia produtiva e econômica do livro. Sabemos que o acesso à cultura e ao conhecimento são elementos centrais para o pleno exercício da cidadania, incluindo a geração de renda. Mas, para além disso, as Festas são também um momento de celebração do livro, da leitura e da literatura”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Para a Coordenadora Geral das Feiras Literárias do Ceará e orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura, vinculada à Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secult Ceará, Maura Isidório, as Festas Literárias são uma excelente oportunidade para consolidar essas políticas. “As feiras vão contar com uma ampla programação literária, composta por oficinas, palestras, mediação de leitura, encontros, contação de história e as poéticas da literatura oral, ou seja, as poéticas da oralidade, contemplando violeiros, repente, saraus literários e slam. Essas feiras vão promover grandes encontros, fortalecendo as políticas do livro e leitura no nosso estado”, ressalta. Sendo uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania, a ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.

Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também vão oferecer sessão de lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que vão receber edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

Curadores

Cada edição das Festas Literárias contará com uma dupla curatorial, composta por um curador fixo, o poeta Talles Azigon, e uma pessoa convidada de cada cidade/ região. Em Icó, a dupla curatorial contará também Socorro Pinheiro, professora do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu FECLI/UECE e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras MIHL/UECE. Pós-Doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual Ceará (UECE).

Festas Literárias do Ceará

As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Paulo Gustavo. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.

Serviço

Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi)

Realização de três Festas Literárias nos municípios de Sobral (02 a 04 de maio), Icó (16 a 18 de maio) e Aracati (20 a 22 de junho)
Mais informações: instagram.com/secultceara e instagram.com/feiraliterariace
Inscrições para participar do lançamento de livros da Festa Literária de Aracati: Mapa Cultural do Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)