(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Seis deputados federais cearenses estão entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional. Nenhum senador cearense está na lista. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (27), inclui apenas os parlamentares que estão (estavam) no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, especialmente o 1º trimestre de 2024.
Os deputados federais cearenses presentes na lista são: André Figueiredo (PDT); Eunício Oliveira (MDB); Eduardo Bismarck (PDT); Luiz Gastão (PSD); José Guimarães (PT); e Danilo Forte (União Brasil).
Entre os parlamentares cearenses, o melhor colocado na lista é André Figueiredo, que ocupa a 8ª posição. Ele é seguido pelo deputado Danilo Forte, na 26ª colocação; Eduardo Bismarck, na 29ª; Eunício Oliveira, na 38ª; José Guimarães na 52ª; e Luiz Gastão que ocupa a 60ª posição.
Ao todo, entre os 100 parlamentares presentes no ranking, 69 são deputados e 31 são senadores. Desses, 24% são novos em relação aos “Cabeças” de 2023. Dos 24 novos, 17 são deputados e 7 senadores.
Critérios
Na avaliação do Diap, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
Confira documento: