Foto: Aerlon Avelino
Além de toda manifestação cultural presente no dia do Pau da Bandeira de Barbalha, o festejo também é vitrine para os políticos do Cariri e de todo o Ceará, sobretudo em vista das Eleições Municipais 2024.
Na oportunidade, a equipe de reportagem do Portal Miséria conversou com o prefeito do município, Guilherme Saraiva, além do deputado estadual Fernando Santana, o deputado federal José Guimarães, o prefeito de Crato, Zé Ailton, e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Guilherme Saraiva destacou a grandiosidade que o festejo popular se tornou. “Valorização da cultura, da religiosidade e o empenho nosso faz com que a a festa cresça cada vez mais“, declarou o prefeito. Além disso, ele salientou que a Festa de Santo Antônio “representa, a nível de Nordeste, uma festa que tem identidades culturais que só existem aqui [no Cariri]“.
O deputado Fernando Santana falou sobre os próximos rumos das eleições municipais em Juazeiro do Norte, visto que ele é pré-candidato à prefeitura do município. Neste sábado (1º), ele esteve na terra do Padre Cícero para lançar campanhas de pré-candidatos a vereadores. “Não posso deixar de cumprir a função de deputado, mas como pré-candidato em Juazeiro estou cada dia colocando um passo além, um passo melhor, dialogando com a pessoas“, afirmou.
Já José Guimarães falou sobre a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Cariri, que deve acontecer entre os dias 20 e 21 de junho. O chefe do Executivo nacional deve fazer a anúncio da obra de um hospital universitário da região.
Zé Ailton comentou sobre as possibilidades de pré-candidatos a prefeitura de Crato. Até então, não há um nome divulgado, no entanto, ele afirmou que o anúncio deve ocorrer até a próxima sexta-feira (7).
O ex-prefeito da capital cearense Roberto Cláudio disse que veio para prestigiar a Festa que está para além de Barbalha, em referência a amplitude de sua repercussão. Ele esteve acompanhado dos ex-prefeitos de Barbalha, Rommel Feijó e Argemiro Sampaio. O político ainda proferiu sua opinião sobre a gestão do governador do Ceará Elmano de Freitas.
Destaca-se que o ministro Camilo Santana não pôde estar presente por conta de uma virosa, de acordo com Fernando Santana.
Na ocasião, Fernando também comentou sobre a possibilidade de Arnon Bezerra unir-se a chapa enquanto candidato a vice-prefeito, bem como sobre seu diálogo com lideranças políticas de outros partidos, e onde será o hospital universitário.
Site Miséria