foto: Rosinei Coutinho
A ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira (3). Ela substituirá o ministro Alexandre de Moraes, que encerrou seu mandato na corte eleitoral. A cerimônia que marcará a posse de Cármen Lúcia no cargo será realizada no período da tarde e deve contar com a presença de diversos políticos, incluindo o presidente Lula (PT).
Esta será a segunda vez que a ministra comandará o TSE, na sua passagem anterior pela corte ela ocupou a presidência. Cármen Lúcia presidiu o TSE pela primeira vez entre 2012 e 2013, tendo sido a primeira mulher a presidir a Justiça Eleitoral brasileira.
A vice-presidência do TSE ficará com o ministro Nunes Marques, e a vaga aberta com a saída de Alexandre de Moraes será ocupada por André Mendonça, eleito por seus pares no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).
Lembra-se que o TSE é composto por três ministros advindos do STF, dois com origem no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia, estes de livre indicação da presidência da República. O comando do TSE é sempre exercido por um dos ministros do STF.