ESCOLA DE MÚSICA FEITOSA É UMA COLMEIA DA CULTURA NORDESTINA EM PLENO SEMIÁRIDO NORDESTINO, EM TAUÁ, NA REGIÃO DOS INHAMUNS

Blog do  Amaury Alencar
0

 




                                    

                                        

                       



Com profissionais qualificados, alunos dedicados a causa da música popular nordestina, garra e compromisso dos professores e gestores, a Escola de Música Feitosa, sediada na cidade de Tauá, Região dos Inhmauns, se destaca no Semiárido do Nordeste do Brasil, graças a ousadia dos que fazem a referida Instituição Musical.


DESTACA-SE - A Orquestra Sanfônica, composta por mulheres, é uma referência no Ceará pela sua composição que agrega criança e adolescentes, um notável e histórico feito.

DIFERENCIAL - O forte da escola de música está na sua ação transformadora, ou seja a inclusão social e cultural que soa como união das raças, onde o trabalho coletivo revoluciona as comunidades da Região dos Inhamuns.

GRATIDÃO E LEGADO - A passagem da pernambucana Profª Leolina Maciel Feitosa casada com Honório Feitosa, um apaixonado e amante dos feitos da esposa, fez do Município de Tauá, A MECA DA SONFONA, ela deixou marcas indeléveis que nem o Tempo será capaz de apagar. Ela é a responsável por todo esse rebuliço nos Inhamuns. 

Além do domínio da música, era excelente artista plástica com obras espalhadas em vários Países, ela tinha predileção por Anjos, marca maior das suas obras de arte. No tocante a culinária ela foi excepcional. Com sua esmerada educação e cultura, deixou uma legião de amigos, corporalmente ela não está no entre nós, partiu para o Plano Celestial porém, o seu Espírito, permanece no coração de cada amigo.

A DESCOBERTA DE UM TALENTO MUSICAL - A referida Professora e artista, ao conhecer o músico e também professor Pedrinho Feitosa, viu de ante de si, o maior de todos os talentos que passaram por suas mãos, ela repassou os segredos da partitura, do ouvir, do bom gosto musical e acima de tudo a educação temperada com a cultura, especialmente a nordestina.

OS ARQUITETOS DE UMA IDEALIZAÇÃO - Eles são a referência maior: Pedrinho Feitosa, o professor, músico, cantor, compositor e sua esposa Hilda Feitosa, embalados pelo mesmo sentimento cultural, fundaram a Escola de Música Feitosa, que tantos serviços relevantes presta a Região dos Inhamuns no tocante a música. 

Fizeram um notável feito: "perpetuaram a sanfona nos Inhamuns como sua marca registrada, a principal coluna do desenvolvimento local e regional no que tange a música popular nordestina.

O HISTÓRICO DIA - Esse dia faz parte do calendário de eventos turísticos de Tauá e da própria História do município e da Região dos Inhamuns, me refiro ao ENCONTRO DAS ORQUESTRAS DE SANFONA, a noite das estrelas, este ano irá para a sua VI EDIÇÃO, na memorável noite de gala do próximo Dia 6 de Julho de 2024, no Club das Acácias, na cidade de Tauá, tendo como principal atração o renomado sanfoneiro Nonato Lima, vale a pena conferir este espetáculo musical que emociona e encanta.

PRÍNCIPE DA SANFONA DOS INHAMUNS - Esse título é da autoria do ambientalista Jorge de Moura que acompanha a trajetória luminosa de Pedrinho Feitosa há mais de 20 anos. Quando o conheceu na residência da artista e professora Leolina Feitosa, pode conferir o talento que estava em sua frente e ao ve-lo tocar a sonfona pela primeira vez profetizou: "esse cabinha da peste", será um dos maiores sanfoneiros do Nordeste Brasileiro, talento tem, e de sobra. 

O ambientalista Jorge de Moura, lamenta não poder, mais uma vez, prestigiar o magno evento em Tauá, compromissos inadiáveis que requerem sua presença, se chocam com a referida data.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)