Disputa pela presidência nacional do PT expõe confronto entre Nordeste e Sudeste

Blog do  Amaury Alencar
0

 


(Foto: reprodução)

A corrida pela presidência nacional do PT já começou, mesmo com a eleição marcada apenas para 2025. Dois candidatos já estão em campanha: Edinho Silva, de São Paulo, e José Guimarães, do Ceará. Este confronto destaca uma divisão geográfica dentro do partido, colocando o Sudeste contra o Nordeste. As informações são do portal O Globo.

Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara, é o candidato apoiado pelo presidente Lula. A proximidade com do chefe do Executivo municipal com o Presidente da República, que classificou o aliado como “o melhor prefeito do país”, e o apoio dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além do ex-ministro e ex-presidente do PT, José Dirceu, o colocam internamente como favorito.

Por outro lado, o líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães, conta com o apoio da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Os defensores do nome de Guimarães usam como argumento o fato de a legenda ter sido presidida poucas vezes por nordestinos. A região é onde o PT tem alcançado seus resultados eleitorais mais expressivos e a única onde tem governadores – Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Os dois únicos nordestinos que ocuparam a vaga foram José Genoíno, que é irmão de Guimarães, mas construiu a carreira política em São Paulo, e José Eduardo Dutra.

Apesar dos dois nomes aparecerem como os mais cotados para assumir o comando nacional do partido, há também uma terceira vertente do PT que analisa que o prefeito e o deputado podem acabar se inviabilizando, o que abriria espaço para outra alternativa.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)