Empreendedorismo de pessoas idosas é tema de palestra promovida pela Comissão da OAB-CE e ESA-CE

Blog do  Amaury Alencar
0

 














Em alusão ao junho violeta, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) promoveram, na noite da segunda-feira (24), a palestra “Empreendedorismo de pessoas idosas: desafios, conquistas e perspectivas para o futuro”. O evento, gratuito e aberto ao público, também contou com mesa de debate sobre as conquistas e perspectivas para o futuro das pessoas idosas.

“O desafio partiu da Dra. Patrícia Viana, para realizar um evento voltado para a temática de pessoas idosas. Como coordeno o curso ‘Meu Primeiro Escritório’, que é voltado para o empreendedorismo jurídico, achei que o empreendedorismo tem tudo a ver com as pessoas idosas que muitas vezes começam a empreender depois da aposentadoria como uma fonte extra de renda ou até mesmo pelo bem de sua saúde mental”, explicou o Conselheiro Jovem da OAB-CE, Eduardo Bezerra, que coordenou a realização da palestra.

Para a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia Viana, o evento contribuiu para o debate sobre a valorização das pessoas idosas e a importância da atuação delas no mercado. “A verdade é que não tem um trabalho que é obrigatório. Porque o Estatuto diz que é uma recomendação, não é uma obrigação das empresas. Então, enquanto mais a gente debater, divulgar e difundir isso, a gente ganha uma força enorme”.

A palestra foi ministrada pela promotora de eventos, escritora e poetisa, Priscila Cavalcanti, que com 65 anos de idade é CEO da Priscila Eventos e Promoções há 35 anos. “Sou a prova viva e fiel, que podemos banir o etarismo e até o sedentarismo de nossas vidas. Vamos evitar que nós, idosos, caiamos no isolamento social, na depressão, na perda da autoestima e na autodeterminação da exclusão de ficar invisível para o restante da humanidade”, enfatizou Priscila Cavalcanti.

O evento encerrou com uma roda de conversa com a participação do Wilkson Santos, membro da Coordenação da Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa do Ceará, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Fortaleza, Pedro Matos. Ambos apresentaram projetos de incentivo ao empreendedorismo de pessoas idosas, no âmbito estadual e municipal, e irão viabilizar encaminhamentos em prol da realização de ações conjuntas com a Ordem, como um curso no projeto Fortaleza Bilíngue para pessoas idosas e uma feira de empreendedorismo na sede OAB, realizada em parceria com a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

Para a empreendedora Percides Rodrigues “foi muito gratificante e grande aprendizado participar deste curso, onde tive o prazer de conhecer entre os renomados palestrantes. E como Priscila falou tem três coisas no vocabulário que eu risquei: a velhice, a pobreza e a feiura. Ninguém nunca deve permitir que estas palavras façam parte da nossa vida porque isso só traz atraso”, ressaltou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)