A melhor época do ano, como muitos cearenses dizem, são as festas juninas. Quem aí gosta de festejar, comendo diversas comidas saborosas e super comuns durante esse período? Mungunzá, creme de galinha, vatapá, feijão verde e aquela farofinha são sempre os mais pedidos. E claro que neste mês, além da comida, a diversão e uma boa música não podem faltar. E é nessa pegada que o município do Eusébio vem promovendo durante dois fins de semanas esse festival super inusitado para toda a população da região metropolitana da capital cearense.
E não é só as pessoas que residem em Fortaleza ou cidades vizinhas que participam não. A sobralense Janiele Ferreira, mora no município de Sobral, a 243 km de Fortaleza e disse que veio para aproveitar a festa. “Eu adoro esse período. Não consegui chegar cedo para aproveitar as festas de Maracanaú, então, fiquei sabendo que ia ter no Eusébio e não pensei duas vezes. Fui no final de semana passado e vou nesse de novo. A estrutura está perfeita, organizada, galera bonita, só alegria”, finaliza a professora de Geografia da reportagem.
São quatro dias de festa em homenagem aos 37 anos do município, emancipado em 23 de junho, oferecendo ao público uma imersão completa na cultura e nas tradições juninas. Desde a típica culinária nordestina, espaço gastronômico, Festival de Quadrilhas com toda a exuberância através de coreografias elaboradas, figurinos coloridos e uma atmosfera contagiante, até as brincadeiras tradicionais, com atividades para todas as idades, garantindo momentos de diversão e entretenimento para toda a família. O evento acontece desde o dia 22 de junho e encerra neste fim de semana.
No início das celebrações, Padre Fábio de Melo e Régis Danese marcaram a abertura do evento com um momento especial de muita fé, bênçãos e agradecimentos. Já nesta sexta-feira (28), o público fica sob o comando de João Gomes, Guilherme Dantas e Zé Vaqueiro. Os cantores darão o pontapé inicial na maratona de entretenimento e diversão que promete se tornar um marco nos festejos juninos do Ceará.
No sábado (29), é a vez de Mari Fernandez subir ao palco, seguida pela explosiva energia de Xand Avião, além da dupla Kaká e Pedrinho. O cearense Nattan, o DJ Alok e o mestre Zé Cantor encerram em grande estilo, no domingo (30). Grupos locais completam a festa. Os shows são gratuitos e abertos a todos os públicos.
“O evento representa uma injeção importante na economia da cidade, promovendo um impacto significativo não apenas no setor do turismo, mas em toda a economia local. Espera-se uma considerável geração de empregos diretos e indiretos, impulsionando diversos segmentos e fortalecendo a dinâmica econômica da região.”, afirma Ângelo Roncalli, produtor executivo do Eusébio Junino.
Clima cinematográfico
Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais personalizada, o Camarote Forró no Sítio é o destaque. Este espaço premium é ideal para quem busca exclusividade e conforto, oferecendo uma série de vantagens como área coberta, entrada exclusiva, visão privilegiada dos shows, bancos de descanso, área de spa, bar de drinks, praça de alimentação, bares e banheiros exclusivos. Além disso, o camarote proporciona ativações e experiências diferenciadas. É o local ideal para desfrutar do festival com todo o conforto e comodidade.
Oferecendo uma programação variada e rica em cultura popular, além dos shows e das quadrilhas, o Eusébio Junino contará com barraquinhas de comidas típicas, bandeirinhas coloridas, balões e outros elementos tradicionais que criam um ambiente acolhedor e festivo. As crianças poderão se divertir com brincadeiras típicas, enquanto os adultos poderão aproveitar o forró pé de serra e as apresentações musicais.
Estrategicamente situada a poucos quilômetros da capital, está em constante crescimento e tem se destacado como um dos destinos mais procurados para novas moradias por desfrutar de uma localização privilegiada, oferecendo equilíbrio entre uma vida pacífica de cidade pequena com o fácil acesso à agitação urbana oferecida pela vizinha maior.
As principais vias de acesso, como a BR-116 e a CE-040, conectam Eusébio diretamente a Fortaleza ao norte e a outras cidades importantes ao sul. Essas estradas são bem conservadas, iluminadas e sinalizadas, facilitando o deslocamento não apenas de cidades próximas como Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Beberibe, mas também de diversas outras regiões.
Renda extra
O impacto econômico do evento também é significativo. A chegada de visitantes movimenta o comércio local, desde hotéis e restaurantes até lojas e prestadores de serviços. A geração de empregos temporários e a valorização dos artistas e comerciantes locais são aspectos positivos que reforçam a importância do Eusébio Junino para a economia da região. Com a expectativa de atrair milhares de visitantes, o Festival Eusébio Junino já se consolida como um dos principais eventos juninos do Ceará.
O Estado entrevistou o vendedor ambulante Casemiro Pereira, de 54 anos, que relatou sobre a sua expectativa de vendas para esta sexta, sábado e domingo. “Separei mais de 1.500 espetos de churrasco para vender. A procura é alta, muita gente após encerrar o show procura algo diferente para comer e até para evitar ficar de ressaca. No último fim de semana, vendi cerca de um mil espetos, e a expectativa é que esse possamos dobrar as vendas. O que é muito bom para a economia do local e principalmente para nós que somos ambulantes e precisamos sempre de uma renda extra para sobreviver”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO
28/06 (Sexta-feira):
- Shows: João Gomes, Guilherme Dantas, Zé Vaqueiro (Início às 21h)
29/06 (Sábado):
- Shows: Xand Avião, Mari Fernandez, Kaká & Pedrinho (Início às 21h)
30/06 (Domingo):
- Shows: Nattan, Alok e Zé Cantor (Início às 17h)
Local: Espaço Eusébio Junino
(Pontos de referências: Bangs Eusébio, Farias Brito e Mercadinho São Luiz)
Entrada: gratuita para shows e eventos culturais
Por Ismael Azevedo