Com a conclusão da pavimentação em blocos intertravados da Av. Perimetral, aumentam os riscos de acidentes por causa da sinalização eletrônica que foi retirada e ainda não foi recolocada. Trafegar pela Perimetral e passar por esses cruzamentos sem sinalização é um transtorno que se repete diariamente na vida dos usuários. A pavimentação está praticamente pronta, falta agora a sinalização eletrônica, horizontal e vertical, com placas e a iluminação.
O trecho da Avenida Ailton Alexandre (Rua do Cruzeiro) da rotatória até a ponte Demócrito Rocha ainda é uma incógnita se será construído nos mesmos moldes da Perimetral, em blocos intertravados, uma vez que o trecho recebeu recapeamento asfáltico, no mesmo período do início das obras da Perimetral, deixou a população desconfiada, sobre a realização da obra, embora o trecho esteja incluso no projeto de 4,7 quilômetros e no orçamento de R$ 20 milhões.
Em pelo menos quatro cruzamentos (Perimetral com Rua do Cruzeiro), (Perimetral com Plácido Castelo), (Perimetral com Sabino Antunes e Dr. José Holanda Montenegro), (Perimetral com Av. dos Quixelôs e José de Alencar), apenas um deles tem sinalização, (Perimetral com Av. Dr. José Holanda Montenegro e Sabino Antunes), os demais, nenhuma.
Nesses locais o risco de acidentes principalmente atropelamentos é iminente. Sem os semáforos, cada usuário faz como lhe é conveniente, e em muitos momentos o trânsito dá nó. Mas é prudente ressaltar que há inúmeras situações de imprudência dos em horários de pico, 7h, 11h30 e 17h, o trânsito nesses locais fica caótico. Sem o ordenamento da sinalização, os condutores não dão preferência e avançam uns sobre os outros aumentando o risco de acidentes em todos os lados.
Sem resposta
A reportagem procurou o Detran estadual para sondar quando os semáforos serão reinstalados. Por meio de mensagem por e-mail enviado para um departamento do órgão o jornal relatou os problemas do trânsito na Perimetral, sem a sinalização, mas até o fechamento da edição não houve retorno. A reportagem também tentou falar com o responsável ligando para um número de telefone fornecido por outro órgão do Governo do Estado, (085) 3101-5813, mas o número estava ocupado o tempo todo.
Na tarde quarta-feira, 5, a reportagem conversou informalmente com dois representantes da empresa SIGMAN, que estavam na Av. Perimetral fazendo levantamento da situação dos cruzamentos para futura instalação dos semáforos. Mas os colaboradores não souberam informar quando isso poderá acontecer. Informaram que apenas que a empresa foi contratada pelo Detran para prestar os serviços.
Jornal a Praça