O incêndio de grandes proporções que destruiu duas lojas no Centro de Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 27, foi controlado após mais de três horas de combate. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), às 22h30min.
De acordo com a corporação, o combate foi concluído, e as equipes trabalham na fase de rescaldo - que é quando os profissionais agem para evitar a reignição das chamas. Ocorrência foi registrada na rua General Sampaio, na altura do número 822.
A corporação foi acionada às 19 horas, com a primeira equipe chegando ao local por volta das 19h15min. A estimativa é que o trabalho do Corpo de Bombeiros avance pela madrugada, devido a quantidade de material inflamável que havia nas lojas. Combate ao fogo conta com mais de 50 profissionais e dez viaturas.
"Acabaram as chamas, mas é preciso avançar buscando focos e eliminar qualquer situação que possa de repente ter uma reignição. É preciso ter esse cuidado porque pode ter algum material que possa cair, então é um trabalho de risco", explicou o coronel subcomandante Wagner.
O comerciante Beto Gonçalves, de 47 anos, tem uma loja próxima a onde o incêndio ocorreu. Ele relata que não estava no local quando o fogo começou.
"Demorou um pouco e meu filho me ligou chamando para vir porque o fogo estava se estendendo. Vim pra cá rápido. Quando cheguei aqui, já tirei todos os produtos da minha loja. Vi que o fogo estava muito alto", disse o lojista, que trabalha vendendo produtos eletrônicos, brinquedos e acessórios.
Outros lojistas também retiraram materiais dos estabelecimentos para que não fossem atingidos pelas chamas.
O governador Elmano de Freitas afirmou que um drone de precisão está em campo para monitorar os pontos atingidos e a posição do vento, entre outros aspectos que auxiliam na ação. "O Governo do Ceará está empregando todos os esforços possíveis e a tecnologia necessária para controlar o fogo o mais rápido possível", completou o governador.
As labaredas, assim como a forte furmaça, chegaram a ser vistas de bairros próximos. O incêndio foi nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, que não chegou a ser atingida. Em nota, a Arquidiocese de Fortaleza lamentou o "terrível incêndio no Centro da Cidade" e diz que está rezando "pelas pessoas que perderam seus bens".
Pelo menos cinco caminhões da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram enviados para ajudar no combate às chamas. Por segurança, equipes da Enel Ceará desligaram o fornecimento de energia de uma parte da área. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar do Ceará também foram acionados
o Povo