Foto: Arquivo pessoal/Carlos Varela
Em uma iniciativa que promete revitalizar um dos principais símbolos culturais e turísticos de Milagres, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura Turismo e Eventos anunciou a destinação de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para a reforma do centenário Engenho de Cana de Açúcar do Sítio Cajuí. O investimento, realizado é fruto da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O Engenho de Cana de Açúcar do Sítio Cajuí, um dos poucos engenhos remanescentes na região, é um patrimônio que resiste ao tempo, carregando consigo uma rica história e uma importância cultural inestimável. Além de ser um marco histórico, o engenho é um atrativo turístico essencial para Milagres, atraindo visitantes interessados em conhecer a produção artesanal de derivados da cana-de-açúcar, como mel, alfenim e caldo de cana.
"A preservação do Engenho de Cana de Açúcar do Sítio Cajuí é fundamental para manter viva a memória cultural e histórica de Milagres. Estamos comprometidos em fomentar o turismo e proporcionar aos nossos visitantes uma experiência autêntica e enriquecedora," afirmou a secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim.
A reforma do engenho não apenas preservará sua estrutura centenária, mas também impulsionará o turismo local, gerando emprego e renda para a comunidade. Este investimento reflete o compromisso da gestão municipal em valorizar e promover os patrimônios culturais de Milagres, garantindo que futuras gerações possam desfrutar e aprender com a riqueza histórica da região.