Museu orgânico Oficina Antônio Linard é inaugurado em Missão Velha

Blog do  Amaury Alencar
0



Foto: Reprodução / Instagram @grupolinard

 O Sesc atingiu a marca de 18 museus orgânicos com a inauguração do Museu Orgânico Oficina Antônio Linard, nesta quarta-feira (5), no município de Missão Velha. O espaço, também fomentado pela Fundação Casa Grande, provém de uma fábrica de peças e equipamentos customizados que eram produzidos por Antônio Linard, que dá nome ao equipamento. A indústria foi fundada em 1933, apenas com um torno industrial.

O Museu Orgânico Oficina Antônio Linard, além de fortalecer a identidade e a memória coletiva, traz a saga de um visionário no ciclo do ferro brasileiro, que perpassa do inusitado encontro dele com Lampião, o rei do cangaço, à implantação de uma fantástica fábrica de invenções das mais geniais do Nordeste, no Cariri cearense”, disse Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará.

O Mestre Antônio Linard foi um autodidata que teve impacto na história industrial do Ceará. Ele evoluiu de mecânico a Mestre de Ofício, e transformou seu trabalho com o ferro em arte. Em Missão Velha, estabeleceu sua sua oficina mecânica, que evoluiu para a Indústria Linard e atua há 91 anos no mercado com produtos como o ferro, alumínio, bronze, chapas em aço carbono e inox.

Com a criação do Museu Orgânico, as pessoas poderão visitar o local, onde encontrarão o Parque das Máquinas, uma expografia no antigo setor de montagem, bem como contemplarão uma loja com peças de ferro e ladrilho hidráulico da casa.

Vale destacar que essa prática de visita à fábrica foi iniciada por Antônio Linard. O empreendedor fazia uma exposição de seus trabalhos, no pátio da fábrica, e anunciava à população por meio de uma rádio de uma praça, a fim de que as pessoas contemplassem suas obras.

Atualmente, a empresa é presidida por Maragton Linard e está em processo de transição da segunda para a terceira geração. Além de Maragton, as filhas e o filho de Antônio Linard integram a equipe que gere o negócio. A expectativa é que seja ampliada a visibilidade do trabalho produzido na fábrica.

Museus Orgânicos

De acordo com o Sesc, os museus orgânicos são casas, oficinas e espaços de mestres e mestras da cultura popular, onde encontram-se objetos pessoais, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que consolida as manifestações tradicionais. O projeto pensa a importância de determinado território, no qual é transformado em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e movimento do turismo local.

Para se tornarem Museus Orgânicos, é necessário que os projetos passem por estudos conscientes sobre cada tradição cultural, suas referências coletivos e o impacto na comunidade.

                                    Site Miséria 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)