A terceira reunião sob presidência brasileira do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional (IFA, na sigla em inglês) acontecerá entre os dias 10 e 12 em Fortaleza, capital do Ceará. Representantes de países do G20 e instituições convidadas para o encontro do Grupo estarão no Centro de Eventos do Ceará (CEC) para a reunião técnica e na Universidade de Fortaleza para um evento paralelo inédito.
Um dos principais grupos de trabalho da Trilha de Finanças do G20, o IFA dará continuidade aos debates impulsionados pela agenda brasileira em relação a seus temas, como a necessidade de maior representatividade nas instituições do sistema financeiro internacional e o fortalecimento dos bancos multilaterais de desenvolvimento, com vistas à ampliação do volume de investimentos em escala global. Avanços na formulação de um Roteiro do G20 para os bancos multilaterais também são esperados.
Outro tema que deve ter destaque são as dívidas soberanas. O encontro paralelo “Debate liderado pela África sobre Dívida e Financiamento para o Desenvolvimento”, iniciativa da presidência brasileira inédita no G20, contará com representantes de países africanos e convidados, que irão apresentar as posições do continente e abordar o tema a partir de suas experiências.
A participação nos debates e sessões da terceira reunião são reservados a delegados e delegadas dos membros do G20. Está prevista a presença da embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças, na reunião.
Os jornalistas interessados em participar das agendas precisam se credenciar para o evento principal: “Fortaleza – 3rd International Architecture Working Group Meeting”
Estão previstas três oportunidades para que os profissionais de imprensa possam interagir com os porta-vozes do evento:
No dia 10, às 9h, um representante do governo do Estado e um representante da Trilha de Finanças do G20 irão falar sobre a agenda do G20, do IFA e do African Led debate, bem como da importância de o estado estar recebendo o G20.
No dia 11, às 13h, um representante do G20 e um representante de África devem abordar as principais discussões do evento paralelo e os próximos passos junto à presidência brasileira do G20.
No dia 12, às 18h40, representantes do GT irão fazer um balanço do encontro