Palestra de Walter Longo lota auditórios em Fortaleza e Sobral e democratiza informações sobre Inteligência Artificial

Blog do  Amaury Alencar
0

 




“A Inteligência Artificial não é uma onda. É um tsunami. Nada teve tanto impacto, abrangência e velocidade até hoje. E é o melhor momento para empreender que o mundo já viu. Só num dia, 1.400 empresas foram formalizadas. Sem falar nas que estão em processo. Nunca se viu um momento assim”.

Falando para um auditório lotado, Walter Longo, surpreendeu a plateia abordando temas como o medo do desemprego e as deficiências de conteúdo das novas gerações que deve abrir um nicho de trabalho para as pessoas mais velhas, que têm um vocabulário melhor e que voltam ao mercado para suprir essa carência.

-“É preciso descrever, detalhar com competência o que queremos pedir para a IA fazer. E para isso é preciso extensão vocabular que as novas gerações não têm. E esse tipo de necessidade é crucial para trabalhar com a Inteligência Artificial”, reforça.

A palestra do especialista em inovação e transformação digital foi realizada no Mareiro Hotel, em Fortaleza.

Abertura

Promovido pelo Sebrae/CE, o evento foi aberto pelo superintendente Joaquim Cartaxo e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves. Enquanto Cid ressaltou a oportunidade que todos teriam em aprender mais sobre Inteligência Artificial, Joaquim Cartaxo revelou-se um leitor de Walter Longo, destacando trechos das publicações do palestrante que o impactaram durante essas leituras. Depois, enumerou as iniciativas que o Sebrae/CE vem promovendo para preparar os pequenos negócios para esse novo tempo.

Também estiveram presentes no evento, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto e o diretor de Administração e Finanças da instituição, Reginaldo Braga Lobo.

-“O Sebrae/CE tem estratégias importantes como, por exemplo, trabalhar o desenvolvimento a partir dos territórios, respeitando as peculiaridades e buscando suprir as deficiências de cada um. Temos programas como o Cidade Empreendedora, que está melhorando os ambientes de negócios e que tem dez eixos a serem perseguidos. Temos a Agenda LIDER, que forma lideranças e que já atua em 8 municípios. Faltam apenas três para completarmos todos os regionais. Quando fecharmos o ciclo serão 500 lideranças trabalhando pelas suas regiões”, adiantou.

Ele falou ainda da importância da Educação Empreendedora e sua atuação nas escolas cearenses. “Fico imaginando, daqui há dez anos, o novo perfil de empreendedor que chegará ao mercado. Educado desde cedo para empreender. Será um novo empreendedorismo”.

E por fim, ele falou da Inovação, da necessidade e da disposição do Sebrae/CE em promover e estimular esse avanço imprescindível para as pequenas empresas. “Esse evento é da nossa Unidade de Ambientes de Inovação. É preciso perceber que as regras mudaram. A era pós-digital veio para questionar velhas certezas e é isso que estamos fazendo aqui”, enfatizou.

Elogios

Depois de uma manhã inteira conversando com a Diretoria do Sebrae/CE sobre os programas desenvolvidos pela instituição, Walter Longo confessou que voltou a ter fé no Brasil. “Depois do que vi aqui, no Ceará, o resultado das ações do Sebrae/CE, voltei a acreditar no país, na possibilidade de fazer crescer e, com tudo o está sendo desenvolvido aqui, passei a acreditar que o Brasil tem jeito”, reforçou.

Medo do Desemprego

Walter Longo aproveitou para tocar num assunto sensível e que apavora muitas pessoas: o desemprego que a IA vai provocar. Ele não negou que em algumas áreas isso vai acontecer:” a recepcionista, o atendente, pode ser que eles fiquem sem emprego, mas poderão se capacitar e ter o seu próprio negócio”.

– “Serão milhares de novos empreendedores. Daí a importância do Sebrae estar preparado para esses milhares de novos donos de pequenos negócios que vão demandar ainda mais dessa instituição que já faz muito pelo Brasil”.

Ele ressaltou que com a IA consegue fazer em segundos ou minutos coisas que antes levava de muito mais tempo. “coisas que demandariam horas, faço em 30 minutos. Vai sobrar tempo para as pessoas se dedicarem à família, aproveitarem a vida, ser mais felizes”.

Ele não esconde que há previsões pessimistas que têm visões catastróficas sobre o futuro e a IA, “Mas não é isso o que os estudos estão mostrando. Não será o caos. Isso só acontecerá se a pessoas não se atualizarem, não buscarem trabalhar com a IA, e decidirem ficar de fora de todo o processo”, adverte.

Inteligência Aumentada

Longo defendeu, ainda, a tese de que ao invés de Inteligência Artificial, a IA passasse a ser conhecida como Inteligência Aumentada, “Porque é isso o que ela faz. Nos ajuda a ir mais longe. O mundo dos negócios está mudando. As grandes corporações estão se transformando em Ecossistemas. Estão agregando negócios”.

E explica que as mudanças serão mais no modo de pensar das pessoas. “O Sebrae/CE, por exemplo, já pensa como um modelo ecossistêmico, o que vai garantir um crescimento exponencial”. E deixou duas frases para reflexão: “O virtual é o contrário de atual” e “O virtual tem a potência real”.

Sobral

Em Sobral, a palestra realizada no dia 4 de junho, também atraiu um grande público para o auditório do ICETEL. Na oportunidade, de acordo com a articuladora do Sebrae/CE na região Norte, Suilany Texeira, Longo encantou e surpreendeu aos participantes com informações que foram além da explicação conceitual sobre Inteligência Artificial.

“Ele trouxe vários exemplos de aplicações da IA na vida das pessoas e dos empreendedores, e também apresentou diferentes percepções sobre seu uso e as suas possibilidades de interação com os Ecossistemas de Inovação”, afirmou Suilany.

No dia 18 de junho, Walter Longo volta ao Ceará, para debater o tema da Inteligência Artificial e suas implicações com empreendedores da região do Cariri. O evento será realizado no Centro de Convenções do Cariri, localizado na Av. Padre Cícero, 4400, no bairro Muriti, no município do Crato, a partir das 17 horas.

                                 Jornalista Roberto Moreira 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)