SDA entrega equipamentos agrícolas e 572 títulos de terra em Saboeiro

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou da entrega de títulos de terra e de equipamentos agrícolas em Saboeiro, nesta quinta-feira (27). Os títulos foram entregues junto com o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) dentro da política estadual de regularização fundiária, enquanto os equipamentos fazem parte da Política de Mecanização da Atividade Agrícola do Governo do Ceará.

Moisés Braz destacou a importância da solenidade. “Nós da SDA estamos muito felizes de participarmos desse evento que representa tanto para as famílias rurais. Garantir suporte de equipamentos agrícolas aos agricultores e reconhecer o direito deles à terra nos enche de orgulho. Com os papéis nas mãos, a expectativa é que as pessoas beneficiadas possam fazer melhorias e investimentos nas propriedades que agora são suas também no papel”, projetou o titular da SDA.

Em Saboeiro foram entregues uma motoensiladeira e uma roçadeira para duas entidades rurais. A Lei nº 17.609, de 6 de agosto de 2021, prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

Conquista do título de terra

Do distrito do Sítio Maracanã, em Saboeiro, o agricultor Antônio de Lima, apelidado de Maracanã, celebrou a conquista do título. “Trabalho aqui no campo desde quando era menino. A propriedade que estou recebendo o documento já foi do meu bisavô e hoje receber esse título me traz muita alegria. O documento é muito bem-vindo para mim e para minha famílias. Estou muito feliz e há muito tempo esperava por esse momento”, pontuou o produtor rural.

O superintendente adjunto do Idace, Antônio Amorim, fez um balanço da entrega dos 572 títulos de propriedades. “Este ato é muito importante para o município de Saboeiro que começa a se estabelecer como uma das principais cadeias produtivas do Ceará. Essas políticas de apoio e estímulo às famílias do campo são essenciais para que os agricultores tenham suas propriedades e possam se regularizar, como também produzir onde escolheu para viver”, destacou.

Programa de regularização fundiária na Serra da Ibiapaba

Na Serra da Ibiapaba, o secretário Moisés Braz também marcou presença na assinatura da ordem de serviço para o programa de regularização fundiária em Ibiapina. Representando o governador Elmano de Freitas, o titular da SDA participou da solenidade ao lado do superintendente do Idace, João Alfredo, na segunda-feira (24). Ao todo, famílias dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará serão beneficiadas com o programa, abrangendo uma área de mais de 517 mil hectares.

Moisés Braz comemorou a assinatura do documento e falou do impacto para a região do início do programa de regularização fundiária. “Hoje, o Governo do Ceará faz história ao assinar esse documento que garante a regularização fundiária para oito municípios da região da Serra da Ibiapaba. É um momento que vai ficar na memória de quem mora nessa região tão importante para a história do Ceará. Com a atuação do programa, a meta é que possamos regularizar mais de 10 mil propriedades de produtores, produtoras rurais e de famílias que vivem da agricultura familiar”, projetou o titular da SDA.

O agricultor Francisco Alves elogiou o programa de regularização fundiária. “O programa vai trazer um benefício tão grande para aqueles que mais necessitam de ter um pedaço de chão. Quando essas pessoas forem atrás de um projeto da agricultura familiar, por exemplo, ele não vai mais precisar de uma pessoa para assinar. Agora, ela tendo a propriedadezinha regularizada, ele não precisa mais desse favor. Até porque ela vai ter o documento nas mãos. Só Deus e a inteligência dos homens determinaram que esse momento de alegria acontecesse aqui em Ibiapina”, agradeceu o produtor rural.

Natural de Ibiapina, o superintendente do Idace, João Alfredo, ressaltou a importância do programa para a região da Ibiapaba. “Esse é um trabalho que a gente chama de cidadania agrária. E é com imensa alegria que lançamos o trabalho de regularização fundiária aqui nessa região. Não só por ser filho da terra, mas também porque é o primeiro programa de regularização iniciado no governo Elmano de Freitas. Importante ressaltar que esse alinhamento com as prefeituras municipais garante um bom trabalho. Ganham todas e todos!”, destacou o representante da autarquia vinculada à SDA. Ainda no mesmo dia, foi inaugurada a nova unidade do Idace em Ibiapina.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)