A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou a primeira Feira do Espaço Saberes e Sabores do Projeto São José (PSJ). Produtores e produtoras, entre mulheres, homens e jovens de organizações da agricultura familiar e cooperativas apoiadas pelo projeto trouxeram uma diversidade de produtos para a capital cearense na sede da secretaria. Durante a feira foi lançado o livro “São José Jovem – Um caminho para inclusão produtiva das juventudes rurais no Ceará”.
Na sua primeira edição, a feira promoveu a degustação e comercialização de produção convencional, orgânica e vegana, como óleos de coco, mel, rapaduras, geleias, farinha e fécula de mandioca, biscoitos, doces, cajuínas, castanhas de caju e outros derivados. Além do artesanato, como a renda de filé e muito mais.
Livro Juventudes Rurais
A SDA, por meio do Projeto São José, lançou o livro “São José Jovem – um caminho para a inclusão produtiva das juventudes rurais no Ceará”, que apresenta a estratégia e os primeiros resultados dos investimentos em projetos produtivos, em atividades agrícolas e não agrícolas de jovens rurais, com investimentos de até 15 mil reais.
A sistematização traz um olhar para a inovação e a identificação de potencialidades, com o trabalho com juventudes. Além disso, a busca por um atendimento diferenciado, que responda às demandas com potencial para transformar a realidade em que essas pessoas estão inseridas, contribuindo para a autonomia da comunidade e com a geração de renda.
A ação com juventudes faz parte das atividades do Projeto São José IV, também chamado de segunda fase do Projeto São José III, que até 2025 beneficiará cerca de 440 mil pessoas de forma direta e indireta, com investimento total de US$ 153,53 milhões.