O Ceará tem 85% das crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas na idade certa. O percentual considera os índices de alfabetização de todos os municípios do Estado. Em mais detalhes, 9 cidades possuem 100% dos estudantes sabendo ler e escrever, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A informação foi divulgada pelo Diário do Nordeste.
No 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, o MEC aponta dados por Estado e por cidade. O resultado é oriundo do monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir da junção de dados obtidos nas avaliações externas realizadas nas escolas públicas em cada Estado e na aplicação de perguntas específicas padronizadas para o Brasil.
Das 184 cidades do Ceará, foi constatado que 9 tiveram 100% das crianças da rede pública alfabetizadas em 2023. Na lista estão somente dois municípios do Sertão Central (Milhã e Senador Pompeu).
Confira a lista completa:
- Altaneira
- Catunda
- Coreaú
- Forquilha
- Milhã
- Nova Olinda
- Piquet Carneiro
- Potiretama
- Senador Pompeu
Todas são cidades de pequeno porte com menos de 30 mil habitantes em cada uma delas. Esses municípios também tem o cenário positivo de terem contado em 2023 com 100% de participação dos estudantes do 2º ano do fundamental na avaliação externa, com exceção de Senador Pompeu, cuja participação foi de 99,8%.
Repórter Ceará