Solenidade na Casa de Saberes celebra 146 anos de Cego Aderaldo, em Quixadá; programação conta com show de Luiz Fidelis

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: Pedro Matheus/Casa de Saberes Cego Aderaldo

Nesta quinta-feira, 27, será realizada a solenidade que celebra os 146 anos do poeta Cego Aderaldo, na Casa de Saberes, em Quixadá, no Sertão Central. O momento está previsto para iniciar às 19h e contará com homenagens ao poeta, declamação de cordel (arte-poesia) e show.

A ação de hoje integra a tradicional “Semana Cultural Cego Aderaldo”, que acontece até o dia 29 de junho, com a temática “A Cantoria move o mundo”.

Aderaldo Ferreira de Araújo, conhecido como Cego Aderaldo, foi um poeta popular que se transformou em uma das maiores expressões culturais do Nordeste. Nasceu em 24 de junho de 1878, na cidade de Crato, mas veio para Quixadá ainda criança, com a família, fugindo de uma grande seca.

Cego Aderaldo tornou-se um exemplo de talento, coragem e superação. De tão grande, fez-se um mito do sertão e um tesouro cultural do povo brasileiro.

Em celebração aos seus saberes tradicionais serão homenageados o pesquisador João Eudes Costa, Memorialista; Mestra Dona Genezia, tradição Rezadeira; e o Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

É um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizado em Quixadá. O equipamento visa preservar e promover a cultura brasileira através de eventos, exposições e atividades educativas. Dedicada a valorizar a diversidade cultural do Brasil, a Casa de Saberes é um local de encontros, aprendizado e celebração.

Confira a programação completa no link:

                                  Repórter Ceará 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)