Uma das datas mais especiais para o varejo está chegando: o Dia dos Namorados, em 12 de junho. E o varejo já começou a se preparar para atrair o bolso dos casais apaixonados com promoções diversas. Tanto shoppings quanto lojas do centro lançam campanha promocional e programação especial para a data, que costuma movimentar positivamente a economia, tanto nas vendas online como físicas.
Além do comércio, a data também costuma movimentar bares, restaurantes, hospedagens e destinos turísticos românticos. De acordo com um levantamento da Ebit – Nielsen, referência em informações sobre o e-commerce brasileiro, a data comemorativa possui uma projeção de lucro de R$ 2,5 bilhões em 2024.
No ano passado, só no Ceará, as PMEs online faturaram R$ 10 milhões com a data comemorativa, um montante aproximadamente 14% superior ao registrado em 2022 (R$ 8,8 milhões). Com um ticket médio de R$ 303,10 por compra, cerca de 260 mil produtos foram vendidos na data. Em relação aos segmentos, Moda (R$ 7,2 milhões), Artes (R$ 136 mil) e Acessórios (R$ 127,5 mil) foram os que mais movimentaram o varejo digital. Já o faturamento dos pequenos e médios lojistas online em todo Brasil chegou a R$ 194 milhões, número 20% superior ao registrado em 2022 (R$ 161,5 milhões). Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce.
No cenário nacional, as PMEs online faturaram R$ 194 milhões com a data comemorativa, um montante 20% superior ao registrado em 2022 (R$ 161,5 milhões). Com um ticket médio de R$ 248,10 por compra, foram comercializados mais de três milhões de produtos vendidos, dentre eles: vestidos, perfumes femininos e masculinos, óculos de sol e bonés. Já em relação aos segmentos, Moda (R$ 71 milhões), Saúde & Beleza (R$ 16 milhões) e Acessórios (R$ 13 milhões) foram os que mais movimentaram o varejo digital.
“É uma data que promove muita movimentação do comércio, tanto na parte de serviços, quanto de turismo, bares e restaurantes. É uma data que mexe com vários setores da economia. Importante lembrar sobre a importância do consumidor pesquisar antes da compra, verificar promoções, checar valores e oportunidades”, disse o economista Ricardo Coimbra.
A economista Desirré Mota destaca a importância para o varejo. “É uma grande data comemorativa para o varejo. O primeiro ponto é avaliar o que o outro gosta e não comprar apenas pelo consumo. A dica é pesquisar, definir o produto, que seja de acordo com o perfil que o outro gosta e usar da criatividade em busca de produtos mais em conta”.
Dicas para vender mais no Dia dos Namorados
1 Planejamento: separe os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Assim, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade e controlar melhor o estoque. Uma boa sugestão é fazer um calendário anual para ajudar a se programar com antecedência para as datas especiais. Aproveite também o seu estoque e varie em forma de kits de vendas. Ofereça condições especiais de pagamentos e trocas.
2 Atenda em todas as plataformas disponíveis: a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como o WhatsApp Business é uma forma de fidelizar o cliente. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real.
3 Aumente o ticket médio: você pode oferecer mais produtos para compor o presente. É importante evidenciar o custo-benefício dessas aquisições. Ofereça descontos progressivos por volume. Se possível, tenha uma contrapartida como um brinde ou frete grátis em caso de vendas virtuais. Dessa maneira, você diminui seu estoque e ainda lucra mais.
4 Redes sociais: mais da metade da população brasileira está presente na internet por celular ou por computadores. As empresas perceberam que apenas as vendas em lojas fixas não eram suficientes. Por isso começaram a utilizar outro meio de comunicação muito mais rápido e objetivo: as redes sociais. Use e abuse da divulgação de fotos de produtos e serviços que valorizem sua marca. Veja as tendências do momento e não tenha medo de utilizar hashtags, GIFs, memes, fotografias de qualidade, figuras, gráficos e vídeos.
Fonte: Sebrae