O período para a realização das convenções partidárias começou no sábado, 20, e já agita a cena política de Iguatu com indefinições sobre pré-candidatos a vice-prefeito e intensa disputa por apoio político. Até o dia 5 de agosto, os partidos políticos e federações estão autorizados a realizar as convenções, momentos decisivos em que oficializam a escolha de seus candidatos a prefeito e vereador para as eleições de outubro.
Com o prazo final para as convenções se aproximando, a expectativa é de que as indefinições sobre as vice-candidaturas e alianças políticas sejam resolvidas, moldando o cenário eleitoral sem descartar as possíveis reviravoltas.
Sete siglas políticas já oficializaram seus pré-candidatos para as próximas eleições municipais em Iguatu, e todas já agendaram suas convenções.
O União Brasil definiu o dia 31 de julho para o evento, que será realizado no Medeiros Buffet. Espera-se que o nome de Ronald Bezerra, atual presidente da Câmara Municipal e com sete mandatos como vereador, seja lançado na majoritária.
No dia 1º de agosto, no ginásio do IFCE, o Partido dos Trabalhadores (PT) deve aclamar Ilo Neto como candidato a prefeito. Já o Partido da Mobilização Nacional (PMN) escolheu o dia 4 de agosto para lançar Augusto Correia como candidato em um evento na Avenida Agenor Araújo.
O Partido Social Democrático, (PSD) definiu o dia 02 de agosto a data da convenção que vai homologar a candidatura de Rafael Gadelha no Clube Recretivo Iguatuense (CRI).
Já o Partido Liberal (PL) de Capitão Helder 0escolheu o Hotel Diocesano para definir as candidaturas no dia 02.
O PSB do empresário, ex vereador e secretário Sá Vilarouca deve homologar candidaturas em evento no Hotel Diocesano no dia 05.
O PSDB de Roberto Costa Filho, advogado, empresário e filho do ex prefeito e deputado Roberto Costa (in memorian), definiu o dia 03 no CRI a data do seu evento.
Vice de quem?
Nos últimos dias, o PT e o União Brasil estiveram no centro das atenções. Foi ventilada a informação de que Ronald Bezerra poderia ser o vice de Ilo Neto, mas as definições ainda não foram oficializadas pelas siglas.
As únicas definições de pré-campanha em relação às vice-candidaturas até agora são as da base governista: Rafael Gadelha (PSD) terá o vereador Bandeira Junior (Avante) como seu vice, enquanto Capitão Helder, do PL, terá seu filho, Dr. Pedro Helder, na composição pelo Partido Liberal.
Jornal a Praça