Foto: Estátua de Padre Cícero, localizada em Juazeiro do Norte. Foto: Arquivo / Jornal do Cariri
O Cariri é destaque como a região com a melhor qualidade de vida no Ceará, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) divulgado recentemente. O IPS avalia a qualidade de vida em todos os municípios brasileiros com base em 53 indicadores agrupados em três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Segundo o índice, cinco dos dez municípios cearenses que mais contribuem para o bem-estar estão localizados no Cariri. Juazeiro do Norte, na liderança da região e ocupando a segunda posição no estado, atrás apenas de Eusébio. Crato vem logo após Fortaleza, na quarta posição, enquanto Altaneira, Granjeiro e Brejo Santo ocupam a sexta, sétima e nona posições, respectivamente.
Entre as 29 cidades do Cariri, Salitre apresenta o menor índice de qualidade de vida, seguido por Tarrafas, Missão Velha, Araripe e Porteiras. De acordo com o IPS, o progresso social é definido como a capacidade da sociedade em satisfazer necessidades humanas básicas, garantir qualidade de vida e proporcionar oportunidades para que todos possam atingir seu potencial máximo. Beto Veríssimo, coordenador do estudo, destaca que o foco do IPS é a qualidade de vida dos cidadãos, não a situação econômica dos municípios.
Os resultados mostraram que, apesar das boas posições em qualidade de vida, nenhum município caririense obteve uma boa classificação no quesito “oportunidades”, que avalia a proteção dos direitos individuais, inclusão social e acesso à educação superior. Penaforte, Missão Velha, Antonina do Norte e Farias Brito estão entre as últimas posições neste aspecto.
O IPS visa fornecer dados que ajudem as prefeituras no planejamento, avaliação de programas e aperfeiçoamento de políticas públicas.