Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA, em 2024. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA |
As categorias em greve na Universidade Federal do Cariri (UFCA) enviaram ofícios à Reitoria comunicando o fim dos movimentos paredistas na instituição. Os ofícios foram enviados pela Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) – que representa os docentes em greve – e pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce), que representa os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs).
Os TAEs estavam em greve desde o último dia 20 de março de 2024 e os servidores docentes, desde o dia 15 de abril. Ambas as categorias voltaram às suas atividades, na UFCA, nesta semana.
Comunicada oficialmente do fim da greve, a Reitoria se reuniu com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) para a definição de um novo calendário acadêmico para o ensino presencial de graduação. Isso porque o calendário acadêmico, para esse segmento, foi suspenso, em consequência dos impactos da greve.
A Prograd/UFCA preparou, então, uma proposta de novo calendário para análise do Fórum de Graduação na UFCA (Forgrad), que avalia o teor da minuta na tarde desta quarta-feira, dia 3 de julho de 2024.
Caso a proposta seja aprovada, o texto segue para a apreciação da Câmara Acadêmica da UFCA na próxima segunda-feira, dia 8 de julho. Após aprovação da Câmara Acadêmica, a proposta segue para aprovação no Conselho Universitário (Consuni/UFCA), que é a instância máxima deliberativa da instituição. O Consuni/UFCA vai debater essa pauta no dia 11 de julho (quinta-feira).
Enquanto isso, as etapas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFCA), que estavam suspensas, voltaram a ser executadas. O resultado final da 2ª Convocação para Pré-Cadastro está previsto para o dia 24 de julho.
Com o ingresso dos novos estudantes de graduação da UFCA, as aulas presenciais poderão ser retomadas nos campi da Universidade. O período letivo atualmente suspenso, que será retomado, é o 2024.1.