A aula magna teve a palestra de Éder Furtado, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell em Fortaleza (LEAD). Também estiveram presentes a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; o presidente da Softex, Ruben Delgado; entre outras autoridades e parceiros.
Mais oportunidades
O programa Capacita Brasil/C-Jovem é fruto de parceria entre governos federal e estadual, por meio do MCTI e da Secitece, respectivamente. O objetivo é formar os cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias, sendo capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no Brasil.
A iniciativa conta com investimento de R$ 34 milhões, captados por meio da Lei Federal da Informática. Neste primeiro ciclo, foram ofertadas 4.600 vagas na primeira fase, em julho, e as demais serão ofertadas em 2025, totalizando 7.400.
Para o governador, a iniciativa contribui na inclusão da juventude que pode impactar positivamente suas comunidades e impulsionar a inovação no Ceará. “Nós acreditamos que isso é um vetor fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso povo. As oportunidades vão surgir para nossos jovens, e eles estarão preparados para eles”, afirmou. |