Dentro do estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) na Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), o Governo do Ceará entregou 29 fogões industriais e oito refrigeradores para reforçar o trabalho realizado pelas cozinhas do Programa Ceará Sem Fome no Cariri, nesta quarta-feira (17). A entrega contou com as presenças da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa, Lia de Freitas; do secretário da SDA, Moisés Braz; e dos representantes das Unidades Gerenciadoras das Unidades Sociais Produtoras de Refeições.
Antes de entregar os equipamentos, Lia de Freitas mediou uma roda de conversa de tira-dúvidas sobre o Programa Ceará Sem Fome. “Nós participamos de uma tarde especial neste estande da SDA. O diálogo reforça a importância da união de uma rede de solidariedade formada pela sociedade civil, homens e mulheres que fortalecem as cozinhas, como também a distribuição de equipamentos para as entidades do programa”, enfatizou.
O secretário da SDA, Moisés Braz, agradeceu o desempenho das cozinheiras do programa Ceará Sem Fome. “Palmas para as cozinheiras que fazem o programa. Nós estamos muito felizes por compreender que esse programa está dando certo, porque ele consegue sensibilizar o poder público, o executivo, legislativo, entidades da sociedade civil, associações, cooperativas e os beneficiários. Eu quero agradecer a todos e todas que fazem o programa chegar a mais de 100 mil pessoas no Ceará. É dignidade na mesa dos cearenses”, pontuou o titular da SDA.
Essa é a primeira aquisição feita por meio do recurso oriundo do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado (FDID) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Na terça-feira (16), o Governo do Ceará já havia realizado a entrega de 235 fogões industriais e 50 refrigeradores frost free para 255 cozinhas em 73 cidades do Interior. O evento foi realizado na sede da SDA, em Fortaleza.
Distribuição de equipamentos
Entre os critérios definidos para a disponibilização dos equipamentos foram considerados a situação atual dos equipamentos ou mesmo a carência de fogões e refrigeradores adequados para o trabalho das cozinhas. Outro ponto também é a quantidade de beneficiários em cada município. A avaliação foi realizada pela equipe técnica do Ceará Sem Fome junto às próprias cozinhas e também às Unidades Gerenciadoras.
Mãe Célia de Oxum, do Instituto Dendê Ilê Oxum Tunji, recebeu um fogão industrial e um refrigerador. “Esses equipamentos são muito importantes para garantir a continuidade do Programa Ceará Sem Fome. Antes a gente trabalhava com coisas emprestadas e agora temos esses suportes. Com a ajuda do Governo do Ceará a gente trabalha com mais dignidade”, agradeceu.
Ceará Sem Fome
O Programa Ceará Sem Fome tem 1.080 cozinhas distribuídas em todas as regiões do estado, produzindo mais de 100 mil refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, o cartão do programa beneficia famílias que recebem, mensalmente, o valor de R$ 300 para aquisição de alimentos.
Estande da SDA
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitou o estande da SDA nesta quarta-feira (17) ao lado do secretário da SDA, Moisés Braz. No período da manhã, o espaço reuniu palestras sobre cultivo protegido e o plano safra da agricultura familiar.
Na terça-feira (16), o segundo dia de atividades no estande contou com uma palestra sobre a força do cooperativismo e uma roda de conversa sobre o algodão agroecológico no Ceará. No primeiro dia, na segunda-feira (15), a programação foi marcada por uma roda de conversa sobre reúso de água cinza e pela entrega de títulos de terras, na segunda-feira (15). No Georpark Araripe, foi lançado o edital do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf).
Nesta 80ª edição, a SDA abriga um estande com uma programação diversificada entre palestras, formações, debates, apresentações de artistas locais, exposição de produtos da agricultura familiar e estúdio de podcast, entre outras atrações.
Para conferir a programação completa do estande da SDA na Expocrato clique AQUI
Sobre a Expocrato
A Expocrato 2024 tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia cearense neste ano. Um evento que gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com a organização. O evento segue até 21 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício, no Crato.