As eleições em Orós (CE), prometem ser acirradas este ano com a possibilidade de vitória de qualquer um dos postulantes. Pelo menos três nomes foram lançados como pré-candidatos para disputar a Prefeitura. São eles: Simão Pedro, candidato de situação e Luhanna e Francieudo do Sindicato, pela oposição. Levando-se em consideração que Simão Pedro já teve essa oportunidade e Luhanna teve a mãe e o pai como prefeitos do município, é grande a possibilidade do eleitorado oroense de abrir oportunidades para que um nome petista seja testado nas eleições deste ano, no caso, Francieudo do Sindicato.
Francieudo começou sua trajetória de lutas nos movimentos da igreja católica e associação comunitária do sítio Carnaubinha, região do distrito de Santarém. Se destacou tanto que passou a compor a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orós - STTR, chegando a presidir aquela importante instituição por dois mandatos.
Em 2020 já como presidente do PT de Orós foi candidato a vereador e sagrou-se o parlamentar mais votado do município, atuando de maneira firme na oposição política de Orós. Foi sob sua liderança junto aos parlamentares de oposição que o Ministério Público barrou o empréstimo de R$ 13 milhões que a Prefeitura de Orós pretendia fazer junto ao Branco do Brasil.
Francieudo mesmo como oposição conseguiu benefícios importantes para a população oroense como tratores, implementos e emendas parlamentares para diversos setores.
Foi nessa luta presente, no dia a dia, com o povo que Francieudo assumiu o protagonismo de liderança da oposição de Orós e que em recentes pesquisas internas se mostra de fato a novidade política para o peito de 2024, a mudança que tanto a população anseia, ao ponto de fazer com que o grupo de situação se preocupe com sua aceitação. Só para o leitor ter uma ideia, a preocupação foi tanta com o crescimento de Francieudo, que o grupo de situação resolveu trazer para a disputa o ex-prefeito da cidade.
Francieudo articulou o fortalecimento do PT de Orós e trouxe lideranças importantes no campo da oposição como por exemplos os vereadores, Vicente Pinto, Nelço Filho e Professor Ricardo. Francieudo do Sindicato, hoje, tem o apoio político do ex-deputado estadual Neto Nunes que tem uma grande aproximação com a população de Orós, do deputado estadual Oriel Filho, do deputado estadual Moisés Brás (ex-presidente da FETRAECE) seguimento da origem política de Francieudo.
O deputado federal José Guimarães (líder do Governo Lula na Câmara dos deputados) apoia também Francieudo e colocou Orós no rol das prioridades das eleições de prefeitos do PT no Ceará em 2024 e na data de hoje 13 de julho a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em evento na cidade de Juazeiro do Norte, ratificou o nome de Francieudo, como pré-candidato do PT a Prefeitura de Orós.
A data da convenção do PT está fechada em comum acordo com a direção estadual e nacional da sigla. Francieudo pela sua origem, luta e garra tem o apoio político e partidário do presidente Lula, do ministro e ex-governador Camilo Santana e do atual governador Elmano de Freitas. Portanto, na opinião popular Francieudo é o único nome capaz de vencer o grupo político que há 12 anos comanda o município de Orós. Outros grupos já tentaram, mas já foram derrotados em três oportunidade 2012, 2016 e 2020. Francieudo vem aí com toda garra e determinação.
Lindomar Rodrigues