Foto: Governo do Ceará
O governador Elmano de Freitas (PT) realizou nova mudança na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na última sexta-feira (5) o chefe do executivo estadual exonerou Francisco Angelo Cunto Gurgel Filardi, ele era o responsável por comandar a área de inteligência da pasta. No lugar de Francisco Angelo foi nomeado Roberto Alzir Dias. O novo responsável pela Secretaria Executiva de Ações de Inteligência atuou ao lado de Roberto Sá, titular da SSPDS, quando ele foi secretário de segurança no Rio de Janeiro.
Lembra-se que esta alteração na SSPDS junta-se a outra ocorrida no início de junho, quando Elmano de Freitas demitiu o então secretário Samuel Elânio. O ex-secretário saiu do cargo após os números da violência no Ceará não apresentarem mudanças significativas. Contra Elânio também contou uma declaração em que ele classificava a quantidade de homicídios no estado como “razoável”. No lugar do ex-titular assumiu o delegado de polícia federal Roberto Sá.
Detalha-se que as mudanças coincidem, também, com uma elevação de tom por parte do governador no setor de segurança, um dos mais criticados em sua administração. Recentemente, Elmano afirmou que a partir de agora “bandido seria tratado como bandido”.
Pondera-se que logo após as mudança uma onda de violência atingiu o estado, especialmente a região metropolitana de Fortaleza. Dentro deste interim, o estado anunciou recentemente o reforço das forças de segurança do estado. De acordo com Elmano, após novas nomeações, a ampliação deve chegar a 2.300 policiais.