Fortim tem queda de energia após furto de 1 km em fios de cobre

Blog do  Amaury Alencar
0



Postes serão substituídos por novas unidades, de acordo com a Enel

Postes serão substituídos por novas unidades, de acordo com a Enel Crédito: Divulgação/Enel Ceará


Parte do município de Fortim, localizado a 131 quilômetros (km) de Fortaleza, ficou sem abastecimento de eletricidade durante a manhã desta quarta-feira, 3, devido ao furto de cabos de energia. Ao todo, um km em fios de cobre foram removidos de quatro postes de média tensão, que também sofreram danos durante a ação.

De acordo com a Enel Ceará, empresa responsável pela rede elétrica do Estado, cerca de nove mil usuários foram prejudicados pela ação criminosa e devem ter a energia restabelecida até as 14 horas desta quarta.

Em entrevista à rádio O POVO CBN, o responsável de manutenção da Enel Ceará, Marcelo Gomes, afirmou que devido ao estrago feito na estrutura do poste será preciso reconstruir toda a rede ligada ao local.

“Houve a queda dos postes, o dano aos postes, então a gente tem que reconstruir todas essas redes. É uma operação mais complexa do que a construção da rede, porque eu tenho que tirar o poste antigo e colocar um novo”, explica.

 Marcelo também comentou que o furto de cabos de cobre tem crescido, principalmente em cidades litorâneas do Ceará, como Beberibe, Icapuí e a própria Fortim. O representante da empresa disse que medidas de prevenção têm sido tomadas para a diminuição desses crimes.

“A gente já aplica a solução com cabos de aço cobreado, que não tem valor comercial. Ele é aço, não é cobre, e também alumínio. A qualidade se mantém [...], a matéria=prima é mais barata. Todos os novos projetos já nascem com esse tipo de solução e não mais com cobre”, acrescenta.

Questionado sobre a possibilidade de troca completa da rede por cabos de aço cobreado, Marcelo pontuou que essa opção poderia prejudicar o abastecimento de energia aos usuários, pois seria necessário interromper o abastecimento para realizar a troca.

Por fim, a Enel afirma que acionou a Polícia devido ao furto dos cabos e que o material foi recuperado. O POVO demandou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre o caso e aguarda resposta.


                                         o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)