Foto: Divulgação
O atendimento em oncologia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, inicia suas atividades a partir desta segunda-feira (15). De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o equipamento ofertará atendimento aos pacientes com câncer, beneficiando cerca de 631 mil habitantes de 20 municípios.
A implantação do serviço no hospital era uma demanda aguardada pelos moradores da região, que precisavam recorrer aos hospitais de Fortaleza para realizar tratamento oncológico. Segundo a Sesa, o equipamento conta com oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, tratamento de hormonioterapia e quimioterapia, além da realização de cirurgias oncológicas.
Com a inauguração do HRSC, o Ceará passa a contar com dois hospitais regionais com atendimento oncológico. O outro é o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado em Limoeiro do Norte.
O Hospital Regional do Sertão Central iniciou suas atividades em setembro de 2016, oferecendo os primeiros atendimentos nas áreas de Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Em 2017, foram abertos os primeiros leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI), clínica médica, Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e o hospital passa a realizar as primeiras cirurgias via central de regulação.
O HRSC atende pacientes de alta complexidade, sendo referência em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), cirurgia geral, traumatologia, clínica médica e terapia intensiva.