Iguatu : Ematerce participa de programa que objetiva revitalizar o plantio do algodão

Blog do  Amaury Alencar
0

 


                     


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, através dos escritórios regional e local de Iguatu-CE, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA, a Prefeitura Municipal de Iguatu-CE (Secretaria Municipal de Agricultura), Apaece e a Universidade Federal do Cariri(UFCA), implantaram 03 unidades de produção de algodão em igual número de propriedades rurais do município, através do Programa de Revitalização da Cotonicultura(Projeto Ouro Branco).

Como exemplo, temos o campo de 1,0 hectare de algodão plantado na Fazenda Riacho da Areia, de propriedade do agropecuarista José Oleide de Araújo. A cultivar plantada foi a BRS286, utilizando as seguintes tecnologias orientadas pela Ematerce: rotação de cultura, espaçamento adequado, plantio em curvas de nível, uso de bioinseticidas, adubação orgânica com esterco. 

A produtividade esperada neste campo é de 170 arrobas/hectare (uma arroba pesa 15 quilos) ou seja, 2.550 quilos por hectare. Informou o técnico e gerente regional da Ematerce em Iguatu-CE, David Herik, que toda a produção obtida nos campos já tem venda certa, no valor mínimo da arroba estipulado em R$ 50,00, dando uma lucro líquido de R$ 5.500,00 por hectare plantado. Os órgãos envolvidos no projeto Ouro Branco, na região centro-sul, esperam a adesão de 30 unidades produtoras, em 2025.

Em 2024, participaram do Programa os técnicos Jorge Luiz, Miguel Ribeiro (Técnicos em Agropecuária da Secretaria Municipal da Agricultura de Iguatu-CE) e Bandeira Cavalcanti (Técnico Agrícola da Ematerce)

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)