A deputada estadual Larissa Gaspar (PT), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), protocolou, no último dia 11 de julho, no Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia), denúncia de descredenciamento de clínica que realiza atendimento a pessoas autistas pela Unimed.
Conforme matérias veiculadas na imprensa local e mensagens de famílias enviadas ao gabinete da parlamentar, há informações de que alguns planos de saúde estariam descredenciando ou restringindo o acesso às clínicas que fazem o acompanhamento de autistas.
“Nosso mandato recebeu denúncia de que a Clínica Adaptro – Centro de (Re)Habilitação Integrado foi descredenciada, o que acarreta na descontinuidade das terapias de 600 crianças, adolescentes e jovens autistas em Fortaleza”, comenta Larissa Gaspar.
Para a deputada, a restrição ou diminuição de oferta das terapias e, inclusive, a mudança de terapeutas fere os direitos dos pacientes, enquanto consumidores, com repercussões imensuráveis na saúde dessas pessoas e de suas famílias.
“Sabemos que a rede de saúde pública e privada está saturada, não atendendo grande parte dessa população que necessita de acompanhamento terapêutico contínuo. O que deve se exigir dos planos é uma ampliação desse serviço para que garantam o acesso adequado aos referidos serviços a todos os seus contratantes”, acrescenta Gaspar.