Mais de 500 artesãos cearenses têm peças expostas na Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Evento acontece de 3 a 14 de julho, em Olinda. As produções cearenses serão expostas no estande da CeArt

Natural de Quixeramobim, a artesã Luana Barbosa tece histórias e afetos, através de fios e tecidos, desde os 15 anos de idade. “O artesanato, para mim, começou como um hobby, se transformou em uma paixão e também em uma fonte de renda, me trouxe independência, conhecimento”, relata. Hoje, aos 34 anos, ela integra o grupo Mãos de Fadas, do Movimento de Promoção Social, que reúne mais de 30 artesãs do município.

A associação, que cria peças de vestuário, cama, mesa, banho e bordados, foi uma das entidades artesanais selecionadas pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS), para participar da 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“Esta é minha primeira feira. Minha expectativa é que eu consiga levar o nosso trabalho ao maior número de pessoas, fazendo com que o nosso bordado fique conhecido nacionalmente. Isso irá abrir mais portas, e com isso iremos crescer cada vez mais e levar nosso bordado mais longe”, afirma ela, que representará o grupo com 100 peças, que estarão expostas no estande da CeArt.

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte reunirá mais de 5.000 expositores, vindos do Brasil e do exterior. O Ceará integra o evento com peças de mais de 500 artesãos do Estado. Entre eles está o fortalezense Célio Freire, selecionado na categoria artesão individual para participar do evento, com apoio da CeArt.

“Eu tenho uma expectativa muito boa, é tanto que eu estou produzindo uma série bem legal, que são esses peixes, essas carrancas, e eu estou fazendo umas peças bem coloridas”, conta o artesão, que trabalha com peças de madeira, aplicando, sobre elas, sua pintura multicolorida e multi pigmentada.

Quem também participa do evento é a artesã Vaneide Bandeira, representando o trabalho de 56 artesãs, que compõem a Associação Comunitária das Artesãs de Jaguaribara. “Foi um pulo de alegria, uma conquista. Minha mãe sempre ficava dizendo ‘minha filha, não deixe o artesanato se acabar. A gente confia muito em vocês, que vocês são novas, vocês têm mais ideias’, porque ela passou a ideia dela para a gente. Hoje, sou reconhecida, através do artesanato, que é o crochê, o bordado”, ressalta Vaneide, que participa do evento com almofadas bordadas, quadros de crochê e varandas de fuxico.

O estande da CeArt contará com mais de 2.000 itens, produzidos por artesãos de diversas regiões do Ceará. Entre eles estão carteiras, bolsas, sandálias, luminárias e esculturas nas mais diferentes tipologias. “A Fenearte é uma feira que tem uma importância muito grande, porque é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, e é feita pelo Governo do Estado de Pernambuco, que considera o evento um patrimônio. A feira tem um público muito grande, é extremamente importante para o artesanato brasileiro, e o Ceará todo ano é um sucesso de vendas”, destaca a coordenadora de desenvolvimento do artesanato da SPS, Germana Mourão.

Sons do Criar

Neste ano, a Fenearte tem como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, em alusão à capacidade dos artesãos de “tocar” as pessoas. Além dos estandes de vendas, o evento contará com exposições, concurso e desfiles de moda e apresentações musicais.

Sobre a CeArt

Vinculada à SPS, a CeArt é uma ferramenta do Governo do Estado para a valorização do artesão, sua história, técnica, tradição e comunidade, promovendo a geração de emprego e renda a partir de saberes ancestrais. Entre as missões da Central, estão a qualificação de artesãos, exposição e comercialização dos itens produzidos no Estado.

Os artesãos, selecionados por edital, recebem transporte, hospedagem e o carregamento dos produtos para o evento.

Serviço

24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)

Quando: 3 a 14 de julho
*Segunda a sexta-feira, das 14h às 22h / sábados e domingos, das 10h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Prof. Andrade Bezerra, 1051, Olinda – PE)
Valores dos ingressos: R$6 a R$16

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)