O FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF, ENCERROU NESTE DIA 30 DE JUNHO, A CORRIDA DOS 2.023 MUNICÍPIOS DE 18 ESTADOS DO SEMIÁRIDO E DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA NA BUSCA PELO SELO UNICEF.

Blog do  Amaury Alencar
0





 O Selo UNICEF é uma das mais ousadas iniciativas do FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF, criado para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes dos municípios do Semiárido Nordestino e da Amazônia Legal Brasileira, cuja adesão é espontânea. 

Há todo um procedimento, os municípios terão que seguirem as DIRETRIZES. A metodologia aplicada inclui o monitoramento de indicadores sociais e implementação de ações que ajudem os municípios a cumprir a Convenção Sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida  no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Lembramos que o Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento SUSTENTÁVEL (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados Membros das Nações Unidas até o ano de 2030. 
Mantivemos contato com o articulador municipal do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, do Município de Pacujá no Ceará, o ambientalista Jorge de Moura, responsável pela edição passada quando o municípioi, saiu vitorioso pela 1ª vez,  em 12 anos de lutas. 
O ambientalista Jorge de Moura, nos adiantou que, esta Edição do Selo UNICEF para o Município de Pacujá foi desafiadora e atípico pela ruptura política no município, o entra e sai de prefeitos foi decisivo para prejudicar sobremaneira as ações do Selo, não houve avanços e sim estagnação. Deixaram para a atual administração o VERGONHOSO TAPETE VERMELHO DAS AÇÕES DO SELO. O atual Prefeito Municipal Raimundo Filho que havia sido afastado, ao reassumir, sua 1ª providência foi o restabelecimento das atividades do Selo UNICEF, entregando a batuta ao ambientalista, que aos poucos foi recompondo a equipe com novos membros que não tinham a experiência dos veteranos porém, a determinação, trabalho, responsabilidade e ousadia, fizeram um feito extraordinário: dentro das possibilidades, onde os Resultados Sistêmicos - RS estavam abertos para se trabalhar, a atual equipe de MOBILIZADORES da Assistência, Educação, Saúde, Coordenadoras da BAE - Busca Ativa Escolar e da BAV - Busca Ativa Vacinal e Mobilizadora Social do NUCA - Núcleo de Apoio ao Adolescente, em 45 dias, como num passe de mágica, conseguirem colocar as ações que estavam no TAPETE VERMELHO para o sensacional TAPETE VERDE, que deu novo fôlego ao Município de Pacujá, uma espécie de transfusão de sangue novo. Elas foram fantásticas no dever de casa, as mesmas merecem nossa admiração e estima.
Jorge de Moura, o ambientalista e Articulador do Selo UNICEF, fez rasgados elogios ao UNICEF - Escritório de Fortaleza pelo irrestrito apoio aos Municípios do Selo UNICEF, com seus funcionários e consultores comprometidos com todos os municípios inscritos, com tratamento em pé de igualdade e comum à todos. Aos apoiadores do Selo UNICEF, resta-nos nesta ocasião, render-lhes as devidas homenagens e aproveitamos para registrar a nossa ESTIMA, GRATIDÃO, RECONHECIMENTO e AFETO. 
Fica a certeza, o Município de Pacujá, no Ceará, cumpriu com o seu dever, comprovou sua capacidade técnica, responsabilidade e seu respeito para com a CRIANÇA e ADOLESCENTE, nós que estivemos a frente do Selo, trabalhando arduamente para livrar o município da vergonhosa posição, somos gratos a DEUS, estamos de veras com nossas consciências tranquilas porque temos COMPROMISSO com a consolidação das Políticas Públicas Sociais voltadas para a CRIANÇA e o ADOLESCENTE além de respeito ao POVO PACUJAENSE. Agradecemos, penhoradamente, ao Prefeito Raimundo Filho, por seu apoio e determinação ao Selo UNICEF. Reforçou Jorge de Moura, o ambientalista com compromisso social, comprovado em nosso País.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)