Este grito, ecoou no ano de 2001, no Município de Tauá, Região dos Inhamuns no Estado do Ceará, época em que, o PNMT - Programa Nacional de Municipalização do Turismo estava em alta no Brasil e ensinando o País as verdadeiras lições do Setor do Turismo, Coordenado pela inesquecível e irrequieta ANNA MARIA MARCONDES, que fez história Brasil afora e no Estado do Ceará, destacavaM-se a Secretária ANYA RIBEIRO e LENA BRASIL da SETUR - Secretaria de Estado do Turismo do Ceará, deram o NORTE para o desenvolvimento do Setor em nosso Estado.
Neste ano, o ambientalista Jorge de Moura, considerado o Melhor Monitor do PNMT/EMBRATUR/OMT do Brasil, se deparou com o mais sensacional e vasto Potencial Turístico Arqueológico no Município de Tauá e na Região dos Inhamuns. Ao lado do Pai da Caatinga, Joaquim de Castro Feitosa e sua esposa Dolores Feitosa, se debruçou sobre o assunto, pesquisando exaustivamente a ARQUEOLOGIA, era preciso conhecer o setor para discutir em pé de igualdade com os pesquisadores envolvidos na área, naquela época lembra, havia muitos arquedeuses, a verdade somente com eles. Desafiou os donos da verdade lançando um caderno explicativo intitulado "ARQUEOLOGIA" que foi largamente utilizado na Região dos Inhamuns, quando convidado para palestras e encontros específicos da área do Turismo Científico na época do PNMT. As DIRETRIZES e os PROCEDIMENTOS do referido Programa nunca foram abandonados por Jorge de Moura que até nos dias de hoje, trabalha em cima desses conceitos e, foi posteriormente, nos memoráveis encontros do MAX - Museu de Arqueologia do Xingó da Universidade Federal de Sergipe, que o mesmo consolidou seus conhecimentos, não é arqueólogo como nos afirma porém, é um profissional com consciência arqueológica e isso ninguém o tira,
Com três publicações voltadas para o vasto setor do Turismo Científico, ECOTURISMO e Arqueologia, o mesmo dá sua contribuição ao Município de Independência no Ceará, mais precisamente a Comunidade do PARAÍSO no Distrito da Ematuba que guarda em seu solo, um verdadeiro Tesouro Ambiental e Arqueológico, que vem sendo trabalho pela Dra. CRIS, arqueóloga e atual Superintendente do IPHAN no Ceará, para ela, o acervo arqueológico da aludida comunidade, trata-se de uma importante Província Arqueológica, um acervo nacional que merece cuidados específicos, proteção integral e visitas guiadas.
A Associação Francisco José Guerreiro da Comunidade de Paraíso, tem se mantido firme na proteção desses bens nacionais sob a guarda da comunidade local que felizmente, está conscientizada.
O trabalho tem sido intensivo afirma a Professora e líder comunitária Katiuce Guerreiro, redobramos nossos cuidados e foi a partir da divulgação do Potencial da Comunidade do Paraíso veiculado através da matéria televisiva da TV DIário do Sistema Verdes Mares de Comunicação, do blog Amaury de Alencar e site Matheus Repórter Cariri, que as visitas se intensificaram e com força. Nossa primeira providência foi contactar com o IPHAN - Superintendência Estadual, Órgão Federal responsável pelo Setor da Arqueologia no Brasil onde felizmente obtivemos integral apoio, o que nos fortaleceu e nos uniu em prol da causa, o trabalho em prol dos Sítios Arqueológicos continuarão com profissionais da área.
Hoje, estamos vivendo um momento de extremo crescimento do Turismo em nossa localidade que mexe também com a economia local, a atual administração municipal está sensibilizada, brevemente, a estrada que liga a sede do município a comunidade do Paraíso será restaurada oferecendo melhor conforto aos que se deslocarão para visitarem os ditos Sítios Arqueológicos e também, vislumbrarem as cinematográficas paisagens ambientais que são de tirar o fôlego.
O Prefeito Valdi Coutinho, está fazendo a sua parte e bem feita, estruturando e embelezando a sede do município, destaque para a Estação Rodoviária em fase de acabamento, será a porta de entrada que irá alavancar o progresso do Turismo em nosso município. Acrescenta Katiuce Guerreiro, a professora e líder comunitária.
O ambientalista Jorge de Moura nos adiantou o trabalho em curso da vasta ação em prol do Inventário da Oferta Turística - DESCOBRINDO O MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA, necessário para o ingresso do município no Roteiro do Mapa de uma Região Turística, que abrirá as portas da oportunidade para a população local. Isso Demandará tempo, portanto, ficará, para o próximo gestor, esta nobre tarefa. Que a população do município, entenda a importância da continuidade administrativa, para podermos alcançar o êxito desejado. Reforça o ambientalista Jorge de Moura.