O mês de julho marca uma das etapas mais importantes do calendário eleitoral e abre, oficialmente, com a homologação de candidaturas, a corrida pelas Prefeituras e Câmaras de Vereadores. O calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabelece que, a partir do dia 20, os partidos deverão se reunir para realizar as suas convenções, oficializar candidaturas e deliberar sobre alianças partidárias. O prazo das convenções se estende até o dia 5 de agosto.
Após as convenções, os partidos apresentam à Justiça Eleitoral, até o dia 15 de agosto, o pedido de registro das candidaturas e, antes mesmo da resposta a essas solicitações, a campanha começa, sendo aberta a guerra pelo voto.
Os eleitores e as eleitoras sentirão de perto o apelo e o assédio de quem quer renovar o mandato ou conquistar, pela primeira vez, uma vaga nas Câmaras Municipais ou o comando de uma Prefeitura.
O primeiro turno da eleição será realizado no dia 5 de outubro e, entre as 184 cidades do Ceará, apenas duas – Fortaleza e Caucaia, poderão levar a disputa pela prefeitura ao segundo turno. O segundo turno é realizada nas cidades com mais de 200 mil eleitores e acontece quando, no primeiro turno, nenhum dos postulantes ao Executivo consegue mais da metade dos votos válidos.