PSOL rompe com o PT e retira apoio a candidatura do filho de Ilário Marques a Prefeitura de Quixadá

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Ilário Marques tenta voltar ao poder lançando seu filho como candidato a Prefeito de Quixadá com apoio de José Guimarães (Foto: Redes Sociais/José Guimarães)

Logo após a convenção municipal que oficializou a candidatura do filho de Ilário Marques a Prefeito de Quixadá pelo Partido dos Trabalhadores, a aliança formada com o União Brasil sofreu a primeira baixa. O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL lançou uma nota ainda na noite dessa segunda-feira (29) onde declara que retirou o apoio e não faz mais parte da união de partidos da base de sustentação da candidatura petista.

De acordo com a nota divulgada pelo PSOL através das redes sociais, a retirada do apoio teria sido motivada por “interesses externos” e “negociações e acordos de conveniência” que teriam sido assumidos pela sigla petista e que vão conta os princípios e bandeiras defendidas pelo PSOL. Ainda de acordo com a nota divulgada pelo partido, “o projeto em desenho foi remodelado com adição de pautas contraditórias ao que defendemos”, declarou.

A retirada do apoio do PSOL fragiliza ainda mais a chapa pelo ex-prefeito Ilário Marques que tenta retornar ao poder escondendo-se por trás da figura de seu filho, uma pessoa totalmente nova na política e sem nenhuma experiência ou conhecimento administrativo.

O alto índice de rejeição popular de Ilário Marques tem dificultado a conquista de novos apoios, tanto de lideranças políticas como de partidos que temem ser prejudicados e rejeitados nas urnas devido a uma possível aproximação com o petista que em sua última gestão a frente da Prefeitura de Quixadá ficou marcado pelos inúmeros casos de corrupção, chegando até mesmo a ser afastado do cargo pela Justiça, além da perseguição implacável a humildes trabalhadores do Centro da cidade.

Confira abaixo a nota completa divulgada pelo PSOL que retira o apoio a candidatura Petista.

Compreendemos que Quixadá é uma das poucas cidades no Brasil em que a organização das categorias sociais, em especial da classe trabalhadora, transfere sua base ideológica para a construção de políticas que transformam a vida de seus povos, com sinais muito claros na mudança de realidade dos mais vulneráveis. O PSOL de Quixadá é um instrumento de luta e não apenas um partido como alguns outros que se apresentam e se apoiam no povo para dele tirar vantagens. Significa afirmar que não fazemos negociações ou acordos de conveniências. Os resultados eleitorais não são nossos objetivos fundamentais. Estivemos propondo a formulação de um modelo de governança participativa para a cidade de Quixadá. Não temos dúvidas de que nosso município carece de um sistema de governo local sustentado na construção coletiva, em que a escuta sobre as problemáticas seja a principal tarefa do gestor enquanto princípio para a elaboração de suas práticas administrativas. Infelizmente, por interesses externos ao nosso partido, o projeto em desenho foi remodelado com adição de pautas contraditórias ao que defendemos. Nós do PSOL não nos alinhamos, não fazemos gestos para aqueles que apoiam e são apoiados por quem retira direitos da classe trabalhadora, discrimina os diversos e vende ilusões. Consideramos que esse envolvimento é um equívoco tático que custa muito caro para a classe trabalhadora. Neste sentido, viemos a público informar que estamos nos retirando do grupo político que tratava da articulação da pré-candidatura a prefeito de Quixadá encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores – PT, considerando que a decisão tomada por essa agremiação na composição final da chapa majoritária que concorrerá nestas eleições que se aproximam, é contraditória para com as práticas políticas de nosso partido. É fato que lamentamos não concluir o projeto original desenhado, pois sabemos da carência em que passa a cidade em se tratando de modelo de gestão. No entanto, conclamamos aos nossos simpatizantes a não perder de vista o sonho pelos seus ideais, e que no futuro muito breve possamos novamente dialogar sobre outros projetos.

Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade de Quixadá.

                                     Monólitos Post 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)