Rompido com a irmã, AJ Albuquerque destitui o pai, Zezinho, da presidência do PP Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar
0





O presidente do PP Ceará, deputado AJ Albuquerque (PP-CE), destituiu o próprio pai, Zezinho Albuquerque, do diretório municipal do PP em Fortaleza. Em seu lugar, assume Raphael Jespersen de Athayde.

A decisão ocorreu nessa quarta-feira, 24, e foi informada pelo deputado federal ao colunista Henrique Araújo, do O POVO. O parlamentar não explicitou os motivos para a mudança, que ocorre em plena corrida eleitoral em Fortaleza.

"Escolhi uma pessoa minha”, comentou sobre o sucessor do pai na presidência. Questionado sobre quem seria, ele apenas reforçou: "Raphael, uma pessoa minha."

O PP integra a base do governador Elmano de Freitas, que é filiado ao PT e apoia como postulante a prefeito de Fortaleza o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PT). Sigla já foi, no entanto, da base do prefeito José Sarto (PDT), que tenta a reeleição, filiado ao PDT.

Zezinho, inclusive, já esteve no PDT, mas saiu em 2022, integrando o PP, na época já presidido pelo filho em nível estadual.

Em setembro do ano passado, AJ Albuquerque reafirmou apoio ao grupo político do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), mas indicou que isso não impede que o PP se articule com outras forças políticas, em determinados municípios, de olho nas eleições de 2024.

Além de AJ e Zezinho, a família Albuquerque conta com outros representantes e intrigas familiares na política. Em Massapê, cidade natal de Zezinho, a prefeita é Aline Albuquerque (Republicanos), irmã de AJ.

Aline foi eleita em uma disputa contra o próprio tio, ex-prefeito de Massapê, Jacques Albuquerque, irmão de Zezinho. Os dois estavam rompidos desde 2017, quando Jacques era prefeito e Zezinho presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).


Na época, o gestor municipal acusou o deputado de articular um pedido de cassação de sua chapa na eleição municipal do ano de 2016. Na eleição daquele ano, Jacques concorreu contra AJ, filho de Zezinho e seu sobrinho, vencendo a disputa eleitoral. Já em 2020 ele tentou a reeleição, mas desta vez perdeu para Aline. Jacques faleceu em maio deste ano.

Nas eleições de 2024, apesar de apta à reeleição, ela não tem o apoio do irmão, crítico ferrenho da gestão municipal. AJ reclamou que a irmã teria suspendido a utilização de um veículo que levava moradores a atendimentos médicos e chegou a dizer que o marido de Aline, Igor Marques, controlador geral do município, era o "verdadeiro prefeito de Massapê".

"O povo de Massapê, eu recebo muitas ligações de pessoas chorando, que são humilhadas. Mas eu não posso fazer mais nada. Eu estou há três anos calado. (...) Quando tirou um carro, eu (pensei) 'opa, eu tenho que tomar alguma atitude'", disse AJ, criticando a administração da irmã na Prefeitura. "A gestão não é boa", complementou, entrevista à Rádio Coqueiros, de Sobral.


 Com o racha familiar, a prefeita se desfiliou do partido presidido pelo irmão e hoje integra o Republicanos. Para as eleições deste ano, AJ apoia Ozires Pontes (PP) em uma chapa com o atual vice-prefeito, Luiz Carlos Frota (PP), rompido com a prefeita e postulante à reeleição no cargo.

Sobre o conflito, Zezinho disse, em dezembro de 2023, querer que estejam todos juntos na corrida eleitoral de Massapê, o que acabou não se concretizando. "Você já discutiu com sua irmã? Então, isso acontece. Eu criei meus filhos e eles têm autonomia no pensamento", chegou a dizer o secretário ao O POVO.

O POVO tenta contato com o deputado federal AJ Albuquerque, por meio do telefone de final 11. Também foi contatado Zezinho Albuquerque, por meio dos contatos de final 72 e 66. Nos dois casos, foram realizadas ligações e enviadas mensagens via aplicativo. Quando houver retorno, o material será atualizado.


                                              o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)