Ampliar o debate com secretarias de Estado transversais à Segurança Pública, qualificar as ações destinadas à proteção de grupos vulneráveis, e garantir a segurança de vítimas de violência doméstica e familiar no Ceará. Essas foram três das principais pautas tratadas pelo secretário da Segurança Pública e Defesa e Social (SSPDS), Roberto Sá, na tarde desta quarta-feira (10), durante encontro com a vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres (SEM), Jade Romero. A reunião ocorreu na sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, em Fortaleza.
“Nós tivemos, hoje, a honra de receber a vice-governadora, Jade Romero, que também é secretária das Mulheres. A nossa reunião foi muito produtiva, pois ela trouxe uma pauta que para nós, da Segurança Pública, também é extremamente importante, que são investimentos na estrutura das nossas Forças de Segurança Pública, principalmente voltadas para o segmento de proteção à mulher. Falamos também sobre os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Estadual, pois por meio de um diálogo transversal com a Secretaria das Mulheres, podemos destinar recursos para aqueles locais que mais necessitam de estrutura para atendimento a essa demanda específica”, destacou o gestor da SSPDS.
Dentre as pautas debatidas pelos secretários, estão as ações realizadas pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) e pelo Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), ambos da Polícia Militar do Ceará (PMCE); além construção de uma nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Fortaleza. Ao todo, somam-se 10 DDMs no Ceará, que são unidades especializadas que pertencem ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), da Polícia Civil do Estado (PCCE).
“Tivemos a oportunidade de debater ações para fortalecer e ampliar os equipamentos da rede de proteção e acolhimento, em parceria com a SSPDS, entre outras iniciativas. Junto ao governador Elmano de Freitas, nosso objetivo é garantir um estado mais seguro e igualitário para todas as mulheres. Estamos comprometidos em implementar políticas e estratégias que reforcem a proteção e a segurança das cearenses, construindo um ambiente onde todas as mulheres possam viver com dignidade, respeito e segurança”, pontuou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.
Participando também da reunião, o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho, destacou os preparativos para a Operação Shamar, que é uma ofensiva coordenada, em âmbito nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Ceará, a operação será coordenada pela Copol, da SSPDS, e terá apoio direto da Secretaria das Mulheres do Ceará.
“Nós também debatemos sobre a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; sobre a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM); sobre os investimento do Governo do Ceará, do nosso governador Elmano de Freitas, que é muito sensível e muito determinado a equipar as Forças de Segurança e que está trabalhando para entregar mais uma Delegacia de Defesa da Mulher em Fortaleza. E, por fim, também nos colocamos à disposição para colocarmos mais estrutura para que a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, possa fazer visitas tranquilizadoras a essas mulheres que sofreram qualquer tipo de violência doméstica”, concluiu o secretário Roberto Sá.
Estiveram presentes, também, na reunião o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales; e a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria das Mulheres do Ceará, Glória Matos