25% das candidaturas ao parlamento de Altaneira se autodeclaram pretas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Fotos | da esquerda para a direita | Ana Maria (PT), Junior Paulino (PT), César Morato (PSB) e Lidiane (PSB). Reprodução | Divulgacand.


A Câmara de Altaneira terá uma nova composição a partir de 2025. Dos atuais nove integrantes, seis estão buscando novo mandato. É o caso de Deza Soares, presidente da Casa, Rafaela Gonçalves,  vice-presidenta, Junior Paulino, Gean Moura e o Professor Nonato. Todos do PT e integrantes da base governista. Pela oposição, apenas Valmir Brasil (PDT).

 

Ariovaldo Soares e  Robercivania Oliveira, também do PDT, não buscaram permanecer na casa Legislativa. A nona cadeira é de Silvania Andrade (PT), que irá disputar o paço municipal.

O Blog  checou os registros de candidaturas para a Câmara junto a plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto a cor/raça. Foram registradas 16 postulantes, 3 a menos do que em 2020. Destas, apenas 4 se autodeclaram pretas. No último processo eleitoral, o número de pretos foi menor (três). 

Três candidaturas se autodeclaram brancas e nove afirmaram ao TSE que se autoafirmam como pardos. É importante destacar que para o IBGE e para o Estado da Igualdade Racial, a população negra é formada pela soma de pretos e pardos.

                                    BLOG DO NEGRO NICOLAU 

                                        

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)