Cartório Eleitoral 31ª Zona Eleitoral de Barbalha - Foto: Reprodução
Os pré-candidatos a vereador de Barbalha pelos partidos PRD e União Brasil tiveram que fazer pedidos de registro de candidatura de forma individual, nesta sexta-feira (16), um dia depois de encerrado o prazo para registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
A medida se fez necessária após os partidos não registrarem os candidatos de forma coletiva. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite o registro de candidaturas após o prazo estabelecido no cronograma eleitoral, porém, de forma individual.
“A gente está aguardando chegar esses pedidos de registro desses candidatos que se sentiram prejudicados e aí o juiz vai deliberar pela recepção ou não desses pedidos para que eles possam eventualmente concorrer às eleições”, explica o chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral de Barbalha, Eduardo Carvalho.
Procurado pelo Miséria, o advogado que representa os pré-candidatos, Alysson Duarte, esclareceu que o pedido pode ser feito até este sábado (17), conforme estabelece a resolução do TSE. “Todos os registros serão protocolizados de forma individual e em tempo. É uma certeza que eu posso dar”, disse em entrevista à TV Miséria.
Tanto o União Brasil quanto o PRD integram a coligação do candidato a prefeito Antônio Neto (PSDB), que disputa a prefeitura pelo grupo de oposição. Outros partidos da coligação, como PL, PDT e Federação PSDB Cidadania, já possuem pedidos de registro no sistema do TSE.
Site Miséria